HISTÓRICO E PRINCÍPIOS DE COOPERATIVISMO E SUA APLICAÇÃO NA FORMA DE GESTÃO DA CAMTA

Autores

  • Josué de Lima Carvalho UNISA/UFRA
  • Wanúbya do Nascimento Moraes Campelo UFRA
  • Ticiane Lima dos Santos Ufra
  • Rafael Lima da Silva UNISA

Palavras-chave:

História do Cooperativismo. Princípios do cooperativismo. CAMTA.

Resumo

RESUMO: O cooperativismo é o pensamento que une pessoas ou grupo em prol de um desenvolvimento social ou econômico, essa ideia, que já era pregada por vários pensadores, se concretizou em 1844 com a criação da cooperativa de Rochdale, que foi fundada com base em princípios que contribuíram para o sucesso da mesma. A partir do sucesso dessa cooperativa, a ideia se espalhou pelo mundo e chegou à Amazônia junto com os imigrantes japoneses que colonizaram a região que hoje é o município de Tomé-Açu, no interior do Estado do Pará, há 210 km da capital Belém, a Cooperativa agrícola Mista de Tomé-Açu - CAMTA, que ficou conhecida como colônia do ouro negro ou colônia da pimenta, graças a enorme plantação de pimenta que obtinha, além de atender o mercado interno também exporta paro o mercado externo. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento histórico do cooperativismo e seus princípios no Brasil e fazer um estudo de caso na CAMTA. Para a obtenção dos resultados foram feitas entrevistas com diretores da empresa e com o cooperado mais antigo, como base teórica deste estudo tivemos dados retirados de autores como Klaes (2007), Etgeto et al (2005), assim como também dados institucionais da própria cooperativa. Os resultados obtidos na pesquisa apontam o cumprimento dos princípios cooperativos na entidade, diferindo na aplicação do segundo princípio, já que em determinadas decisões da CAMTA o voto não tem valor equitativo, os dados produziram também a criação de um documentário.

Biografia do Autor

Josué de Lima Carvalho, UNISA/UFRA

Especialista em Contabilidade, formado pela Ufra Tomé-Açu, membro da comissão de meio ambiente do CRC/PA. Atua como professor/tutor na UNISA polo Tomé-Açu com as disciplinas de Sustentabilidade e Meio Ambiente, Liderança, cultura e poder nas organizações e A Evolução da Contabilidade.

Wanúbya do Nascimento Moraes Campelo, UFRA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2009), cursa graduação em Licenciatura em Letras - Língua Inglesa (UNICESUMAR), Pós graduada em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica - PUC de Minas Gerais (2008-2010), Especialista em Língua Brasileira de Sinais na Educação Inclusiva - FIBRA (2012-2014). Mestra do Programa de Pós - Graduação em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2009 -2011) como Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Doutoranda em Letras - UFPA. Atualmente, é professora Efetiva da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Letras, Libras, Literatura, com ênfase em literatura brasileira, literatura visual, literatura portuguesa e Guimarães Rosa.

Ticiane Lima dos Santos, Ufra

Possui DOUTORADO em Administração (UNAMA) MESTRADO INTERNACINAL - UDE (2008) e MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (2010). graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UFPA (2003), graduação em PEDAGOGIA pela UEPA (2002), ESPECIALIZAÇÃO Metodologia do Ensino superior (UEPA), Eco Auditoria (UFPA) ). Atuou em IES em cursos: Técnico-profissionalizantes, Graduação e Pós graduação, na Capital e no interior do Estado. desenvolveu atividades em gerencial, terceiro setor, micro e pequenas empresas, Empresa de Capital Aberto e Fechado, metodologia, didática, avaliação e Educação. Tendo experiência em implementação de Sistema de Gestão Ambiental, cooperativa e formação profissional, autora de artigos e professora da Universidade Federal Rural da Amazônia contribuindo diuturnamente para o desenvolvimento da Educação.

 

Rafael Lima da Silva, UNISA

Graduado em Administração, coordenador do pólo EAD Unisa no município de Tomé-Açu

Downloads

Publicado

2019-11-04