CLIENTE INTERNO COMO FATOR CHAVE DA EMPRESA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENDOMARKETING NAS ORGANIZAÇÕES DO SETOR DE AÇAÍ

Liandra Caroline Gross Melo, Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano

Resumo


Este estudo trata sobre os desafios e benefícios da implantação do programa de endomarketing em organizações que atuam no setor produtivo do açaí na cidade de Castanhal – PA. O objetivo do estudo é identificar as formas de utilização das ferramentas e ações de endomarketing, suas finalidades e como as mesmas contribuem para o avanço das empresas deste setor. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, no qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores das empresas do setor estudado. Os resultados obtidos apontam que mesmo com a utilização e execução das ferramentas e ações de endomarketing, as empresas ainda encontram desafios como a resistência de alguns colaboradores diante da integração dessas ações devido a sazonalidade, a dificuldade de acesso aos equipamentos e instrumentos de comunicação, ferramentas tecnológicas, e a informalidade no processo de comunicação interna.


Palavras-chave


Cliente Interno; Comunicação Interna; Estratégia; Açaí; Endomarketing.

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