“QUANDO VOCÊ É O CONTROLE!”: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CONSUMO DOS USUÁRIOS DO KINECT.

Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano, Emilio José Montero Arruda Filho

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar sobre o comportamento de consumo dos usuários de videogames com o intuito de esclarecer como as inovações tecnológicas ligadas aos videogames, permitem que os usuários justifiquem o uso e a adoção deste tipo de produto. Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória utilizando a Netnografia como método de estudo. Os dados coletados foram extraídos de blogs/fóruns de discussões hospedados na internet. Foi eleito como objeto de análise o sensor de movimento denominado Kinect, desenvolvido para os consoles Xbox 360 e Xbox One pertencentes à empresa Americana Microsoft Corporation. Os resultados indicam que as inovações ligadas aos videogames podem permitir a justificação de uso dos usuários, por meio de atributos convergentes que agucem a percepção utilitária dos usuários para com esses equipamentos.


Palavras-chave


Videogames. Netnografia. Justificação Utilitária. Produtos Convergentes. Kinect.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.