RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE: A responsabilidade social das empresas na perspectiva das comunidades vizinhas ao polo industrial de Barcarena-PA.

Breno Anderson Pereira Melo, Voyner Ravena Cañete, Dione De Araújo Fernandes, Mayane Ferreira Ribeiro, Regiane Araújo Da silva

Resumo


O polo industrial de Barcarena é composto por empresas que possuem atividades de diferentes ramos da indústria. Os processos produtivos dessas empresas impõem impactos ambientais e sociais que geram situações prejudiciais para as comunidades vizinhas, tanto pelas grandes transformações na paisagem físico-humana da região, quanto pelos resíduos gerados no processo de cada empresa. Nesse sentido, os aspectos de preservação do meio ambiente e de responsabilidade social dessas empresas junto às comunidades que vivem na área de interesse devem ser levados em consideração. Este trabalho busca descrever as principais ações relacionadas aos aspectos sociais vividos pelas comunidades vizinhas ao polo industrial do município de Barcarena – Pará. Para tanto, faz uma breve descrição das ações de responsabilidade social de algumas empresas e o resultado junto à comunidade, apresentado o sentimento dos líderes comunitários em relação à implantação, funcionamento das empresas do complexo industrial e de que maneira a atuação dessas empresas no âmbito da responsabilidade social é percebida pela liderança das localidades visitadas. A pesquisa de campo fez uso de entrevistas semiestruturadas, de forma a conhecer o que os representantes pensam sobre a relação comunidade e empresa, assim como a maneira como lidam com as questões ambientais e sociais.


Palavras-chave


Diálogo Social; Gestão Socioambiental; Justiça Social.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.