POTENCIAIS APLs DE CERÂMICA NO ESTADO DO PARÁ E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Keila Regina Mota Negrão, Sérgio Castro Gomes, Mário Cesar dos Santos de Carvalho

Resumo


Este artigo trata sobre concentrações de empresas e desenvolvimento local. Questiona-se em que medida a formação de arranjos produtivos locais (APLs) contribui para o desenvolvimento local? O aporte teórico apresenta a importância das concentrações de empresas, suas classificações, características particulares e relação com o desenvolvimento local. Tem como objetivo identificar locais com maior potencial para formação de APL de cerâmica no Estado do Pará e sua relevância para o desenvolvimento local. Para identificação dos APLs foi utilizado, o Índice de Concentração Normalizado (ICN), obtido a partir da aplicação da técnica estatística multivariada de componentes principais. Observou-se que 09 municípios possuem forte potencial para formação de APL cerâmico, representando 74% do ICN do Estado na atividade, podendo contribuir com desenvolvimento local.

 

Palavras-chave: concentrações de empresas, arranjo produtivo local; desenvolvimento local; cerâmica; índice de concentração normalizado.


Palavras-chave


concentrações de empresas, arranjo produtivo local; desenvolvimento local; cerâmica; índice de concentração normalizado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.