Predição de Uso, Aceitação e Difusão de Equipamentos Tecnológicos no Setor Educacional

Everaldo Marcelo Souza da Costa, Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano, Emílio José Montero Arruda Filho

Resumo


Este trabalho apresenta uma análise sobre a expectativa de uso, por parte dos alunos, de uma “nova” tecnologia que será implementado na escola, tendo como objetivo explicar o comportamento dos estudantes de uma escola pública estadual, localizada em Belém-PA, contemplada pelo projeto do Governo Federal denominado UCA (Um Computador por Aluno). O netbook foi o objeto entregue aos alunos pelo referido projeto. A metodologia escolhida à proposta explicativa dessa pesquisa foi um levantamento ou survey, realizado antes da entrega dos referidos aparelhos, com análise quantitativa e com a utilização de técnicas de regressão linear múltipla cujas variáveis advêm dos construtos estudados na literatura de marketing (comportamento do consumidor). Por fim, argui-se que não importa o valor utilitário do produto para seu posicionamento e aceitação no mercado. Quando este possui valores ambíguos (utilitários e hedônicos), os consumidores tendem a valorizar como preferência principal os atributos hedônicos. Como resultado identifica-se que os produtos tecnológicos trazem satisfação pelo hedonismo e status social, criam diferenciações pelo grau de atualizações dos portadores desses aparelhos e uma preferência utilitária por produtos integrados, devido à praticidade trazida por sua integração funcional.


Palavras-chave


Marketing Tecnológico. Comportamento do consumidor. Setor educacional

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.