O AUDIOVISUAL DO CORPO TATUADO NA WEBSÉRIE “ALÉM DA PELE”
DOI:
https://doi.org/10.17648/movideias-v28n1-2899Palavras-chave:
Tatuagem. Websérie audiovisual. Indústria criativa.Cibercultura. Náutica Tattoo.Resumo
Apresenta a prática da tatuagem como possibilidade de pensarmos um corpo audiovisualizado, sobretudo na perspectiva da cibercultura e do gênero websérie audiovisual. Pondera acerca dos indícios desta relação por meio da observação da Websérie “Além da Pele”, conteúdo desenvolvido pela Náutica Tattoo e disponível no Youtube. Com análise de imagens (ROSE, 2002), observam-se elementos da linguagem audiovisual na perspectiva de compreender potencialidades da websérie não só como registro técnico ou artístico, mas como ressignificação e visibilidade à prática de tatuar-se como cultura do corpo tatuado e audiovisualmente visibilizado. Por meio de entrevista semiestruturada com o tatuador Adão Rosa, proprietário da Náutica Tattoo, observa-se que o registro e a visibilidade audiovisual por meio do gênero Websérie amplia os sentidos sociais e o próprio entendimento do que é tatuar, do que é a cultura do corpo tatuado e da própria amplitude da tatuagem como indústria criativa.