O AUDIOVISUAL DO CORPO TATUADO NA WEBSÉRIE “ALÉM DA PELE”

Autores

  • Joel Felipe Guindani Universidade Federal de Santa Maria
  • Alciane Nolibos Baccin Nolibos Baccin Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
  • Bianca Obregon Fazioni Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v28n1-2899

Palavras-chave:

Tatuagem. Websérie audiovisual. Indústria criativa.Cibercultura. Náutica Tattoo.

Resumo

Apresenta a prática da tatuagem como possibilidade de pensarmos um corpo audiovisualizado, sobretudo na perspectiva da cibercultura e do gênero websérie audiovisual. Pondera acerca dos indícios desta relação por meio da observação da Websérie “Além da Pele”, conteúdo desenvolvido pela Náutica Tattoo e disponível no Youtube. Com análise de imagens (ROSE, 2002), observam-se elementos da linguagem audiovisual na perspectiva de compreender potencialidades da websérie não só como registro técnico ou artístico, mas como ressignificação e visibilidade à prática de tatuar-se como cultura do corpo tatuado e audiovisualmente visibilizado. Por meio de entrevista semiestruturada com o tatuador Adão Rosa, proprietário da Náutica Tattoo, observa-se que o registro e a visibilidade audiovisual por meio do gênero Websérie amplia os sentidos sociais e o próprio entendimento do que é tatuar, do que é a cultura do corpo tatuado e da própria amplitude da tatuagem como indústria criativa.

Biografia do Autor

Joel Felipe Guindani, Universidade Federal de Santa Maria

Docente Associado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (Stricto Sensu) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Estudou bacharelado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Licenciatura pela Universidade Paulista (UNIP). Bacharel em Comunicação social (Rádio e TV) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Coordenador do Laboratório de Investigação em Imagem: foto, vídeo, design e cinema (UFSM/CNPq). Pesquisador nos grupos de pesquisa: Processos e Práticas em Atividades Criativas e Culturais (UNIPAMPA/CNPq); Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento (Universidade de Santo Amaro - UNISA/CNPQ).

Alciane Nolibos Baccin Nolibos Baccin, Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Coordenadora substituta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC). Docente do curso de Jornalismo da Unipampa. Diretora editorial da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) 2019-2021 e 2021- 2023. Membro do Conselho Fiscal da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom). Faz parte da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec/SBPJor) e dos grupos de pesquisa Jornalismo Digital (JorDi/UFRGS) e Jornalismo em Redes e Convergência (JorCon/Unipampa). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI-Covilhã/Portugal), mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Especialista em Comunicação (2007) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com graduação em Comunicação Social - Jornalismo (1998), também pela UFSM.

Bianca Obregon Fazioni, Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Graduanda do curso de Licenciatura em Letras Português pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no PPGCIC, além de participar como monitora do Programa de Iniciação Científica da UNINTER. Bacharela em Jornalismo pela Unipampa (2020). Participante dos Grupos de Pesquisa: Intersecções: língua, cultura, história e tecnologias, da UNINTER; Jornalismo em Redes e Convergência, e Circulação, infotenimento e fluxos de conteúdos em redes, da Unipampa.

Downloads

Publicado

28-06-2023

Edição

Seção

Artigos