PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A INTERCONEXÃO ENTRE A ECONOMIA CRIATIVA E O ARTESANATO NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Metaestudo, IRAMUTEQ, CAPES, Indígena, Inovação

Resumo

Este estudo faz uma análise das produções acadêmicas que abordam a interseção entre os temas economia criativa e o artesanato. O metaestudo teve como base artigos do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram encontrados 17 artigos, dos quais foram analisados 8 artigos, que passaram por análise de conteúdo categorial e análise léxica, com o auxílio do IRAMUTEQ. Verificou-se que há poucas produções acadêmicas envolvendo economia criativa e artesanato, e que os autores não tem uma constância de estudos nesta temática. O primeiro artigo localizado foi em 2017, os periódicos que mais publicaram estão em Santa Catarina e metade deles são do estrato A. Como contribuição, este estudo oferece apoio na compreensão do conhecimento científico existente sobre a correlação entre os termos artesanato e economia criativa, e as abordagens utilizados nos estudos, ao mesmo tempo em que identifica lacunas para futuros avanços teóricos e práticos.

Biografia do Autor

Jeisseny Mickelle Dias Pinedo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim.

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutora em Recursos Naturais (UFCG). Pós-doutorado em Administração Pública (UFV). Bolsista em Produtividade do CNPq.

Debora Regina Schneider Locatelli, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professora e pesquisadora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutora em Administração (USCS). Pós-doutorado em Administração Pública (UFV).

Downloads

Publicado

05-11-2025

Edição

Seção

Artigos