CONTOS AUDIOVISUAIS NA TELENOVELA BRASILEIRA: ANÁLISE NARRATIVA DE NO RANCHO FUNDO

Autores

Palavras-chave:

Telenovela, Conto, Recursos Narrativos, Estrutura Dramática, Narrativa Transmídia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as intersecções entre os recursos narrativos do conto e a estrutura dos capítulos da telenovela No Rancho Fundo, exibida pela Rede Globo. Partindo de uma fundamentação teórica em autores como Propp, Pallottini, Lopes, Mittel e Gotlib, o estudo analisa elementos característicos do conto, como personagem, espaço, tempo, enredo e clímax e sua presença na construção dramática de capítulos da telenovela. A pesquisa aplica a teoria da narrativa breve à análise de três episódios da trama, demonstrando que cada capítulo pode funcionar como unidade dramática autônoma, semelhante à forma do conto literário. Os dados indicam que a telenovela, embora de longa serialidade, apresenta microestruturas narrativas com início, meio e fim. Nesse sentido, refletimos sobre a função da estrutura clássica de contos como elemento contemporâneo no contexto da hibridização de formatos de ficção televisiva.

Biografia do Autor

Thiago Costa, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP), com bolsa CAPES/PROSUP - Código de Financiamento 001. Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Administração de Marketing pelo Centro Universitário Armando Alvares Penteado (FAAP), onde é professor titular e coordenador dos cursos de MBA em Marketing e MBA em Branding.

Clarice Greco, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista - UNIP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP. Co-Coordenadora do Grupo de Estudos de Análise de Produtos Audiovisuais (GRUPA) e da Rede de Estudos de Fãs da América Latina (FSN-LATINA).

Luís Fernando Ferreira de Araújo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista - UNIP

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Mestre e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, Formação em Letras e Comunicação Social.

Downloads

Publicado

01-11-2025

Edição

Seção

Artigos