PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DACONTABILIDADE PÚBLICA

Autores

  • Valéria Cássia Oliveira da Cruz
  • Cássia Regina Lima
  • Cleia Alves Fernandes

Palavras-chave:

Contabilidade Pública. Metodologia de Ensino. Simulação de Jogos. Software.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as práticas pedagógicas na área da contabilidade pública. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliografia e estudo de caso. Aplicou-se questionários aos profissionais contábeis atuantes no setor público nas três esferas do governo, aos acadêmicos e aos professores das instituições de ensino superior de Palmas. Verificou-se que há necessidade de se fazer reajustes às ementas, bem como a implantação de laboratórios com softwares específicos como jogos de simulações de ambientes no setor público. Conclui-se que o cenário criado por meio da simulação é válido e potencialmente útil para o ensino/aprendizagem nas diversas áreas, como: sistemas orçamentá- rio, financeiro, patrimonial e compensado; regimes contábeis; prestação de contas; balanço e demonstração segundo a Lei 4320/64; controle - controle interno e controle externo.

Biografia do Autor

Valéria Cássia Oliveira da Cruz

Bacharel em Ciências Contábeis. Funcionária pública.

Cássia Regina Lima

Doutorado em Engenharia de Produção – Gestão de Negócios. Docente Faculdade Católica do Tocantins.

Cleia Alves Fernandes

*Especialista em Gerencia contábil, auditoria e controladoria. Docente Faculdade Católica do Tocantins.

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Publicado

12-04-2017

Edição

Seção

Artigos