PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DACONTABILIDADE PÚBLICA
Autores
Valéria Cássia Oliveira da Cruz
Cássia Regina Lima
Cleia Alves Fernandes
Palavras-chave:
Contabilidade Pública. Metodologia de Ensino. Simulação de Jogos. Software.
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as práticas pedagógicas na área da contabilidade pública. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliografia e estudo de caso. Aplicou-se questionários aos profissionais contábeis atuantes no setor público nas três esferas do governo, aos acadêmicos e aos professores das instituições de ensino superior de Palmas. Verificou-se que há necessidade de se fazer reajustes às ementas, bem como a implantação de laboratórios com softwares específicos como jogos de simulações de ambientes no setor público. Conclui-se que o cenário criado por meio da simulação é válido e potencialmente útil para o ensino/aprendizagem nas diversas áreas, como: sistemas orçamentá- rio, financeiro, patrimonial e compensado; regimes contábeis; prestação de contas; balanço e demonstração segundo a Lei 4320/64; controle - controle interno e controle externo.
Biografia do Autor
Valéria Cássia Oliveira da Cruz
Bacharel em Ciências Contábeis. Funcionária pública.
Cássia Regina Lima
Doutorado em Engenharia de Produção – Gestão de Negócios. Docente Faculdade Católica do Tocantins.
Cleia Alves Fernandes
*Especialista em Gerencia contábil, auditoria e controladoria. Docente Faculdade Católica do Tocantins.