“VIRTUALMENTE, DÁ PRA SE CANSAR?”: DINÂMICAS PSICOPOLÍTICAS NA ENTREVISTA COM LU, DO MAGALU

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v28n2-3006

Keywords:

Tempo. Cansaço. Influenciadores virtuais. Corpo virtual. Discurso.

Abstract

Este estudo analisa uma entrevista da influenciadora virtual Lu – personagem porta-voz das peças e estratégias comunicacionais da marca Magazine Luiza – à jornalista Marília Gabriela. O bate-papo, fruto de uma ação publicitária da marca, estreou no YouTube no dia 14 de dezembro de 2022. A partir das contribuições de Deleuze (2013), Crary (2016) e Han (2017; 2018), entre outros(as) autores(as), esta pesquisa busca compreender questões reiteradas pela jornalista: tempo e cansaço na cultura contemporânea. Nesse sentido, merece atenção a variedade de tópicos abordados – que oscilaram desde questões relativas a gênero, estética do corpo e fake news até posicionamento das marcas e outras atualidades do mundo virtual, como são as danças do TikTok e os memes da internet. Essas dimensões discursivas têm sua base de investigação a partir das teorizações foucaultianas e, ao final, apresentamos a personalidade multitasking da influenciadora virtual como metonímia para os sujeitos psicopolíticos que emergem da atual sociedade de controle.

Author Biographies

Raquel Assunção Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN. Mestre em Comunicação pela UFPE. Especialista em Cinema e Bacharel em Publicidade e Propaganda pela UFRN. Contato: assuncaoraqueloliveira@gmail.com

Josenildo Soares Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Estudos da Linguagem no PPgEL - UFRN. Professor no Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). E-mail: soares.bezerra@gmail.com

Published

2023-12-22

Issue

Section

Artigos