“VIRTUALMENTE, DÁ PRA SE CANSAR?”: DINÂMICAS PSICOPOLÍTICAS NA ENTREVISTA COM LU, DO MAGALU

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v28n2-3006

Palabras clave:

Tempo. Cansaço. Influenciadores virtuais. Corpo virtual. Discurso.

Resumen

Este estudo analisa uma entrevista da influenciadora virtual Lu – personagem porta-voz das peças e estratégias comunicacionais da marca Magazine Luiza – à jornalista Marília Gabriela. O bate-papo, fruto de uma ação publicitária da marca, estreou no YouTube no dia 14 de dezembro de 2022. A partir das contribuições de Deleuze (2013), Crary (2016) e Han (2017; 2018), entre outros(as) autores(as), esta pesquisa busca compreender questões reiteradas pela jornalista: tempo e cansaço na cultura contemporânea. Nesse sentido, merece atenção a variedade de tópicos abordados – que oscilaram desde questões relativas a gênero, estética do corpo e fake news até posicionamento das marcas e outras atualidades do mundo virtual, como são as danças do TikTok e os memes da internet. Essas dimensões discursivas têm sua base de investigação a partir das teorizações foucaultianas e, ao final, apresentamos a personalidade multitasking da influenciadora virtual como metonímia para os sujeitos psicopolíticos que emergem da atual sociedade de controle.

Biografía del autor/a

Raquel Assunção Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN. Mestre em Comunicação pela UFPE. Especialista em Cinema e Bacharel em Publicidade e Propaganda pela UFRN. Contato: assuncaoraqueloliveira@gmail.com

Josenildo Soares Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Estudos da Linguagem no PPgEL - UFRN. Professor no Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). E-mail: soares.bezerra@gmail.com

Publicado

2023-12-22

Número

Sección

Artigos