A REPRESENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS EDIÇÕES ESPECIAIS DA REVISTA VEJA (1999-2001)
Keywords:
Tecnologias, Publicidade e Propaganda, Revista Veja, Economia Digital, Sociedade de consumoAbstract
Na virada do século, indústrias de tecnologia investiram na popularização de computadores pessoais e de uma série de serviços digitais. Nesse contexto, a imprensa participou ativamente no processo de construção de imaginários no mercado consumidor. O objetivo deste estudo foi investigar os discursos empregados em reportagens e anúncios publicitários na revista Veja para atribuir sentidos às tecnologias daquele período. Os métodos utilizados foram pesquisa bibliográfica e análise documental em um corpus formado por reportagens de capa e edições especiais no período entre 1999 e 2001. Observou-se que a revista propagou uma perspectiva otimista, relacionando as oportunidades da economia digital com o enriquecimento rápido dos pioneiros. Concluiu-se que, apesar de menções críticas pontuais ao otimismo dos futurólogos do passado, a revista promoveu um novo encantamento ao superestimar os benefícios dos aparatos tecnológicos nas atividades cotidianas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 André Miguel Pereira Ludwig, André Azevedo da Fonseca

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.