A REPRESENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS EDIÇÕES ESPECIAIS DA REVISTA VEJA (1999-2001)

Autores/as

Palabras clave:

Tecnologias, Publicidade e Propaganda, Revista Veja, Economia Digital, Sociedade de consumo

Resumen

Na virada do século, indústrias de tecnologia investiram na popularização de computadores pessoais e de uma série de serviços digitais. Nesse contexto, a imprensa participou ativamente no processo de construção de imaginários no mercado consumidor. O objetivo deste estudo foi investigar os discursos empregados em reportagens e anúncios publicitários na revista Veja para atribuir sentidos às tecnologias daquele período. Os métodos utilizados foram pesquisa bibliográfica e análise documental em um corpus formado por reportagens de capa e edições especiais no período entre 1999 e 2001. Observou-se que a revista propagou uma perspectiva otimista, relacionando as oportunidades da economia digital com o enriquecimento rápido dos pioneiros. Concluiu-se que, apesar de menções críticas pontuais ao otimismo dos futurólogos do passado, a revista promoveu um novo encantamento ao superestimar os benefícios dos aparatos tecnológicos nas atividades cotidianas.

Publicado

2024-11-29