O CONCEITO DE METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA NO ROMANCE CAIM (2009), DE JOSÉ SARAMAGO

Autores/as

  • Ana Maria Soares Zukoski Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Marisa Corrêa Silva Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v25n1-2072

Palabras clave:

Metaficção historiográfica, Literatura Portuguesa, Literatura e História, Caim, José Saramago.

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise interpretativa acerca do romance Caim, publicado em 2009, por José Saramago. A análise focalizará os aspectos da metaficção historiográfica, termo criado por Linda Hutcheon para designar um novo subgênero que relaciona história e literatura. Nessa obra, Saramago nos apresenta uma nova ótica acerca do Antigo Testamento, refinando com ironia e crítica a história original. Ainda que a Bíblia não seja tida como um documento histórico, ela é considerada como um livro sagrado para a tradição judaico-cristã, devido ao seu poder simbólico e ideológico. Desse modo, mesmo não se tratando de um documento histórico, a análise utilizar-se-á dos aspectos da metaficção historiográfica para conduzir as discussões. O trabalho será alicerçado nos pressupostos teóricos acerca da Teoria do Romance, com autores como Hutcheon (1991), Roani (2003), Arnaut (2011) entre outros.

Biografía del autor/a

Ana Maria Soares Zukoski, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Ana Maria Soares Zukoski é mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá, na área de concentração: Estudos Literários, Linha de Pesquisa: Literatura e construção de identidades, com interesse em Literatura Contemporânea. Aluna do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Estudos Literários pela Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão. É graduada em Letras Português/Inglês pela mesma instituição.

Marisa Corrêa Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com pós-doutorado pela Rutgers – the State University of New Jersey. Professora associada no Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias na Universidade Estadual de Maringá. E-mail: mcsilva5@uem.br

Publicado

2020-06-19

Número

Sección

Artigos