O CONCEITO DE METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA NO ROMANCE CAIM (2009), DE JOSÉ SARAMAGO

Autores

  • Ana Maria Soares Zukoski Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Marisa Corrêa Silva Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v25n1-2072

Palavras-chave:

Metaficção historiográfica, Literatura Portuguesa, Literatura e História, Caim, José Saramago.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise interpretativa acerca do romance Caim, publicado em 2009, por José Saramago. A análise focalizará os aspectos da metaficção historiográfica, termo criado por Linda Hutcheon para designar um novo subgênero que relaciona história e literatura. Nessa obra, Saramago nos apresenta uma nova ótica acerca do Antigo Testamento, refinando com ironia e crítica a história original. Ainda que a Bíblia não seja tida como um documento histórico, ela é considerada como um livro sagrado para a tradição judaico-cristã, devido ao seu poder simbólico e ideológico. Desse modo, mesmo não se tratando de um documento histórico, a análise utilizar-se-á dos aspectos da metaficção historiográfica para conduzir as discussões. O trabalho será alicerçado nos pressupostos teóricos acerca da Teoria do Romance, com autores como Hutcheon (1991), Roani (2003), Arnaut (2011) entre outros.

Biografia do Autor

Ana Maria Soares Zukoski, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Ana Maria Soares Zukoski é mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá, na área de concentração: Estudos Literários, Linha de Pesquisa: Literatura e construção de identidades, com interesse em Literatura Contemporânea. Aluna do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Estudos Literários pela Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão. É graduada em Letras Português/Inglês pela mesma instituição.

Marisa Corrêa Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com pós-doutorado pela Rutgers – the State University of New Jersey. Professora associada no Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias na Universidade Estadual de Maringá. E-mail: mcsilva5@uem.br

Downloads

Publicado

19-06-2020

Edição

Seção

Artigos