SMARTPHONES E ARTES VISUAIS – NOTAS SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA PERSPECTIVA FORÇADA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v25n2-2114

Palabras clave:

Smartphone. Ensino de Artes Visuais. Perspectiva forçada.

Resumen

O artigo reflete sobre os smartphones e sua utilização nas aulas de Artes Visuais por meio de um projeto de ensino para turmas do ensino fundamental que contextualiza a fotografia na contemporaneidade e apresenta imagens digitais com efeitos de ilusão de ótica (perspectiva forçada). A pesquisa qualitativa buscou compreender as estratégias utilizadas pelos alunos para a produção de fotografias e as contribuições desta proposta para a ampliação de seus repertórios imagéticos. Para tanto, foram utilizadas fotografias produzidas pelos alunos, aporte teórico e posterior reflexão sobre as produções. Observou-se, por meio deste projeto, a possibilidade de novas práticas pedagógicas que motivam à participação e promovem a inserção dos atores escolares em meio às transformações tecnológicas e contemporâneas, para que possam se relacionar com o mundo não apenas aos modos instrumentais e cientificistas, mas, também, adquirir os modos sensíveis de captação do real.

Biografía del autor/a

Fabiana Lopes de Souza, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). Mestre em Artes Visuais (PPGAV/UFPel). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora de Artes Visuais (Prefeitura Municipal de Pelotas).

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel)

Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). Professora Adjunta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ).

Archivos adicionales

Publicado

2020-12-22

Número

Sección

Artigos