A MULHER NA ESTRUTURA LABORAL NO BRASIL: APONTAMENTOS HISTÓRICOS DA ATUALIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v25n2-2311

Palabras clave:

Mulher. Laboral. Protagonismo Histórico Feminismo.

Resumen

Este artigo objetiva apresentar apontamentos históricos fundamentais para entender a mulher na estrutura laboral no Brasil através de aspectos contextuais da atualidade. As reflexões fazem parte de uma pesquisa mais ampla que discute a mulher na gestão organizacional e sua influência no (re)desenvolvimento da cultura organizacional de Instituições de Educação Superior Privada. Os dados apresentados, em particular, são derivados de uma pesquisa bibliográfica. O artigo demonstra que, apesar de tamanha assimetria, tem sido cada vez maior a presença das mulheres no mundo do trabalho remunerado. Elas têm conquistado emancipação profissional e ocupado cargos antes eminentemente masculinos.

Biografía del autor/a

Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente exerce funções de Reitora da Universidade da Amazônia (UNAMA). Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), do Estado do Pará. Diretora Regional do grupo Ser Educacional. Membro da Academia Paraense de Letras (APL). Docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da UNAMA.   

Mario Vasconcellos Sobrinho, Universidade da Amazônia (UNAMA)

PhD em Estudos do Desenvolvimento (2007) pelo Centre for Development Studies (CDS), University of Wales Swansea (Reino Unido). Professor de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA/UFPA). Pesquisador e professor da Universidade da Amazônia (UNAMA), no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD). Pesquisador Bolsista Produtividade Tecnológica e Extensão Inovadora 2 do CNPq. 

Ana D'Arc Martins de Azevedo, Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Doutora em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Culturas (PPGCLC) e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental da Universidade da Amazônia (UNAMA). Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas - EDUQ/UEPA e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Diversidade e Inclusão - GEPIDI/UNAMA. 

Publicado

2020-12-22

Número

Sección

Artigos