O EMPREENDEDORISMO EM SÃO LUÍS: REFLEXÕES A PARTIR DA ECONOMIA DA CONFIANÇA

Autores/as

  • Larissa Maria dos Santos Baia Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Ramon Bezerra Costa

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v26n2-2465

Palabras clave:

Tecnologia Digital da Comunicação. Economia da Confiança. Vinculação Social. Cenário Empreendedor de São Luís (MA). Áreas Prioritárias.

Resumen

A partir da apresentação do conceito da economia da confiança (COSTA, 2018), enquanto um processo de vinculação social, isto é, comunicacional (SODRÉ, 2014), este artigo reflete sobre a relação entre os modelos de negócios da economia da confiança e o cenário do empreendedorismo da cidade de São Luís (MA). Utilizamos revisão e análise bibliográfica sobre a economia da confiança e o empreendedorismo, que nos serviu como base para entendermos as teorias sobre esses assuntos e fundamentar entrevistas semiestruturadas, que foram realizadas com sete pessoas que atuam no ambiente empreendedor da cidade de diferentes formas, seja na produção, no consumo e na circulação de bens e serviços. Essas estratégias nos ajudaram a entender os aspectos centrais da relação entre os modelos de negócios da economia da confiança e o cenário do empreendedorismo de São Luís (MA). Ao final da pesquisa, elaboramos quadros com as características do empreendedorismo de São Luís (MA) a partir dos três eixos da economia da confiança.

Publicado

2021-12-23

Número

Sección

Artigos