EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÃO E COMPREENSÃO DE SUA IMPORTÂNCIA PARA PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM

Autores/as

  • Antonio Carlos Pires Maia
  • Eugência Rosa Cabral

Palabras clave:

, Educação Ambiental. Ensino Médio. Meio Ambiente.

Resumen

O estudo analisa a concepção de educação ambiental adotada no Brasil e a compreensão dos professores acerca da educação ambiental e meio ambiente. Os dados foram analisados à luz de um conjunto de autores que discutem o tema, a exemplo de Loureiro (2006; 2009), Leff (2000; 2001), Freire (2008), Jacobi (2003). Os resultados da pesquisa mostram que muitos problemas referentes à educação ambiental, nas escolas pesquisadas, podem estar diretamente relacionados a questões de natureza teórico-metodológicas, o que se traduz em concepções equivocadas de educação ambiental, totalmente descontextualizadas e desprovidas de criticidade e de cunho transformador. O estudo contribui para uma reflexão crítica acerca das bases teóricas e conceituais adotadas por professores que atuam em escolas públicas do município de Belém em relação à educação ambiental.

Biografía del autor/a

Antonio Carlos Pires Maia

Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano na Universidade da Amazônia (UNAMA)

Eugência Rosa Cabral

Doutora em sociologia e política, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Publicado

2017-05-03

Número

Sección

Artigos