MANOEL DE BARROS E OSWALD DE ANDRADE: PERFORMANCES SUBJETIVAS EM DIÁLOGO

Autores

  • Ellen Margareth Ribeiro Araújo Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v25n1-1880

Palavras-chave:

Subjetividade Lírica, Máscaras, Fingimento Poético, Performance.

Resumo

Este estudo objetiva discutir a subjetividade lírica nas poesias modernas de Manoel de Barros e Oswald de Andrade, aproximadas pela relação sujeito lírico e sujeito empírico que se dá por meio da tensão ambígua entre o ficcional e o autobiográfico. Essa conexão é disfarçada pelas máscaras do fingimento poético, culminando no retorno do sujeito performando subjetividades como outros eus. Como aporte teórico, serão considerados os estudos de G. W. Friedrich Hegel, Hugo Friedrich, Michael Hamburger, Arthur Rimbaud, Maria Esther Maciel e Fabíola Padilha, os quais fundamentarão os argumentos aqui apresentados.

Biografia do Autor

Ellen Margareth Ribeiro Araújo, Universidade Federal de Goiás

Professora graduada em Letras - Portuuês/Inglês com título de Mestra em Estudos Literários pela UFG.

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Publicado

19-06-2020

Edição

Seção

Artigos