A CATILINÁRIA DE MONTEIRO LOBATO: UMA ANÁLISE RETÓRICA DO ARTIGO A PROPÓSITO DA EXPOSIÇÃO MALFATTI

Autores

  • Nayara Christina Herminia dos Santos Unifran
  • Fernando Aparecido Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v25n1-2075

Palavras-chave:

Retórica, Arte Moderna, Monteiro Lobato, Anita Malfatti.

Resumo

Com este trabalho nos propomos a perscrutar retoricamente o artigo “A propósito da exposição Malfatti”, do escritor Monteiro Lobato, publicado em 20 de dezembro de 1917 e elaborado a designo da exposição de pintura moderna da artista plástica Anita Malfatti, precursora da arte moderna brasileira. Destarte, analisa-se as nuances retóricas do discurso proferido por Lobato, averiguando sua estrutura retórica e argumentativa; o ethos construído pelo autor; e as paixões realçadas pelo discurso. O artigo fundamenta-se sobre o alicerce teórico da Retórica, com os estudos de autores como Aristóteles (2015), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Meyer (2007), Reboul (2004), Fiorin (2014), e Tavares (1978). Sobre Malfatti, sua obra e o contexto cultural de sua época, consideraremos os trabalhos de Batista (2006) e Coelho (2012). O uso de recursos retóricos no discurso caracteriza a catilinária de Lobato, que atinge o auditório da época e desperta paixões.

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Publicado

19-06-2020

Edição

Seção

Artigos