DA TRANSGRESSÃO À REDENÇÃO: O MONSTRO EM CONTO DE FADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v27n1-2632

Palavras-chave:

Cultura, Estereótipo, Identidade, Imagens Arquetípicas.

Resumo

Utilizando como referencial teórico Stuart Hall (2016; 2006; 2003) e Michel Foucault (1996; 2001), sob a mediação discursiva do filme de animação A pequena sereia (1989), este trabalho busca compreender a relação entre a imagem midiática e a construção de valores representados culturalmente, em especial, a vilania associada à figura estigmatizada do monstro. Trata-se portanto de estudo sobre a construção dos sujeitos contemporâneos, por meio do discurso, da identidade, dos estereótipos, bem como, suas conexões com as estruturas antropológicas do imaginário e os arquétipos; sob a ótica de  Gilbert Durand (2012) e Gustav Jung (2002, 1995, 1976), para enfim compreender as formas que algumas políticas de representação institucionalizadas fazem a manutenção das práticas de hierarquização e poder nos contextos identitários.

Biografia do Autor

Patrícia Azambuja, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Psicologia Social pela UERJ, mestre em Artes Visuais pela UNESP, Professora Associada do DCS-UFMA e pesquisadora vinculada ao Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação (ObEEC/ UFMA) e ao ETC - Comunicação, Tecnologia e Economia (UFMA/CNPq). E-mail: patricia.azambuja@ufma.br - ORCID iD https://orcid.org/0000-0002-4092-3868.

Ísis Morais Furtado Brito, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Rádio e Televisão pela Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

21-06-2022

Edição

Seção

Artigos