PERCURSOS E CONSTRUÇÕES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA PORTO ALEGRE (MELGAÇO-PA)

Autores

  • Ítala Maria Barbosa da Silva UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v21n1-934

Palavras-chave:

Comunicação visual, Gestão, Participação Democrática, Projeto Político Pedagógico, Comunidade Galileia

Resumo

O presente artigo discute o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, na comunidade Galileia, município de Melgaço-PA. Objetiva-se construir os percursos para a elaboração deste projeto do ponto de vista de uma proposta democrático-participativa. Utiliza-se como metodologia a pesquisa-ação, nesta relação entre comunidade local, alunos e professores, na constituição dos dados coletados interpretados à luz da perspectiva teórica do campo da educação, particularmente, dos estudiosos da área da gestão escolar. Desvela-se com as interpretações desse movimento de escuta e produção político-pedagógica, nortes delineadores do contexto escolar que envolve a trajetória estudantil dos alunos.

Biografia do Autor

Ítala Maria Barbosa da Silva, UNAMA

Mestranda em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia; Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Pará e Graduada em Letras com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará.

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Publicado

05-03-2018

Edição

Seção

Artigos