Plano de Ação e Investimentos Municipais: uma análise a partir da sustentabilidade e da teoria dos sistemas ## Municipal Action Plan and Investments: an analysis based on sustainability and systems theory

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v11i1.2607

Palavras-chave:

planejamento urbano, sustentabilidade, plano diretor

Resumo

Este artigo busca elaborar um modelo conceitual, apoiado na teoria dos sistemas e nos conceitos de sustentabilidade, que seja uma ferramenta de análise para o Plano de Ação e Investimento (PAI) dos municípios brasileiros. Sendo um importante instrumento para execução das estratégias definidas no plano diretor, o PAI indica projetos e ações estruturantes de um município na busca por um desenvolvimento urbano sustentável. Foi utilizada análise de conteúdo como procedimento metodológico de construção do modelo e análise do PAI. Além do modelo conceitual, se obteve um quadro com as principais categorias consideradas na V Conferência das Cidades. Essas ferramentas apoiaram a análise do PAI do município de Porto Velho e demonstram que há um desequilíbrio entre as dimensões econômicas, sociais e ecológicas nos objetivos das ações e investimentos analisados. Portanto, o modelo se mostrou útil para esta análise e pode ser um importante instrumento para o acompanhamento das principais ações de um município, visto que demonstra esse desequilíbrio de forma sistemática. Porém suas limitações devem ser consideradas, como por exemplo a falta de índices mais consistentes que quantifiquem esse desequilíbrio.

ABSTRACT

This article seeks to develop a conceptual model, supported by systems theory and sustainability concepts, which is an analysis tool for the Action and Investment Plan (PAI) of Brazilian municipalities. As an important instrument for implementing the strategies defined in the master plan, the PAI indicates projects and structuring actions of a municipality in the search for sustainable urban development. Content analysis was used as a methodological procedure for building the model and analyzing the PAI. In addition to the conceptual model, a table with the main categories considered in the V Conference of Cities was obtained. These tools supported the analysis of the PAI of the municipality of Porto Velho and demonstrate that there is an imbalance between the economic, social and ecological dimensions in the objectives of the actions and investments analyzed. Therefore, the model proved to be useful for this analysis and can be an important instrument for monitoring the main actions of a municipality, since it demonstrates this imbalance in a systematic way. However, its limitations must be considered, such as the lack of more consistent indices that quantify this imbalance.

Biografia do Autor

Francisco Alves Santos, Universidade Federal de Rondônia

Engenheiro Civil e mestrando em Administração

Haroldo de Sá Medeiros, Universidade Federal de Rondônia

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Professor do curso de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Porto Velho. Chefe do Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Porto Velho. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Administração pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisador e vice líder do Centro de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (CEDSA). Pesquisador membro do Marketing and Consumption Lab (MCL-UNIR). Interessado nos temas de gestão sustentável e planejamento do turismo, gestão da participação de stakeholders, abordagens de valor (valor público, criação de valor compartilhado e valor social)

Osmar Siena, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Engenharia de Produção (2002) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1993), Brasil (BR). Graduado em Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1980), Brasil (BR). É professor de carreira da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil, desde 1983, atualmente na Classe Titular, atuando como docente e pesquisador do Curso de Graduação e de Mestrado em Administração e Docente dos Programas de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS), com foco nas temáticas: Inovação e Sustentabilidade, Indicadores de Sustentabilidade, Métodos de Pesquisa em Administração (Ciências Sociais Aplicadas) e Políticas Públicas e Desenvolvimento da Justiça.. Na atividade docente atua nas disciplinas: Metodologia da Pesquisa em Administração, Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Inovação e Sustentabilidade. Nos últimos anos desenvolveu e coordenou projetos de pesquisa sobre: indicadores de sustentabilidade, sustentabilidade dos produtos florestais não madeiráveis do Estado de Rondônia (BR) e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável no âmbito municipal. Líder do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos para o Desenvolvimento Regional (CDR/UNIR). Possui publicações em periódicos de reconhecida qualidade, voltadas para a discussão de indicadores de sustentabilidade, ambientalismo na Amazônia, Unidades de Conservação na Amazônia e Produtos Florestais Não Madeiráveis. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e Administrativa. Na Universidade Federal de Rondônia ? UNIR (BR) já exerceu as funções de: Coordenador do Mestrado em Administração (2010 a 2012); Pró-Reitor de Graduação (1986-1988), Diretor de Unidade Acadêmica (1988-1989); Pró-Reitor de Planejamento (1994; 2003-2006; 2012-2016) e Reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR - Brasil) (1994-1998).

Theophilo Alves Souza Filho, Universidade Federal de Rondônia

Docente permanente do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professor Titular do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA); Pós-doutorado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutorado em Ciências Sócio ambiental pela Universidade Federal do Pará - UFPA/NAEA (2004); Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC (2002); Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Junior - RJ - Machenzie (1975); pós graduação em Planejamento e Gestão pela EBAP/FGV/PETROBRÁS - CATAD - IV e em Organização, Sistemas e Métodos pela FAAP - SP; Metodologia do Ensino Superior pela UFMT . Atualmente é professor pesquisador do Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia ? CEDSA . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável; Gestão de Agronegócios, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento econômico, social e ambiental na Amazônia com ênfase no Agronegócio sustentável, Desenvolvimento sustentável da Amazônia e de Rondônia; Atua também em estudos de Arranjo Produtivo Local, Cadeias produtivas.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas