Ranking de responsabilidade social das empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) - Ranking of liability of social enterprises Listed on Corporate Sustainability Index (ISE)

Autores

  • Alini da Silva Universidade Regional de Blumenau
  • Caroline Sulzbach Pletsch Universidade Regional de Blumenau
  • Nelson Hein Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v5i1.347

Palavras-chave:

Índice de Sustentabilidade Empresarial, responsabilidade social, ranking, influência, indicadores sociais.

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar o ranking de responsabilidade social das empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa. A amostra correspondeu a 23 empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE que possuíam todas as informações disponíveis para a realização do estudo, no período de 2008 a 2012. Utilizou-se do Método Topsis para a formação do ranking de responsabilidade social das empresas e a Análise Discriminante, para verificar as variáveis sociais que tiveram impacto na alteração das posições das empresas no ranking. De acordo com o ranking formado, verificou-se que as empresas Oi, Weg e Cemig ocuparam a primeira, segunda e terceira posição. Os resultados demonstraram que os benefícios sociais concedidos ao público interno contribuíram para a elevação da posição das empresas no ranking, devido ao grande investimento em benefícios ao público interno. Desta forma, conclui-se que os investimentos que as empresas fazem ao público interno da empresa são os principais influenciadores de sua responsabilidade social corporativa.

 

ABSTRACT

This study aims to determine the ranking of social responsibility of the companies listed on the Corporate Sustainability Index - ISE. This is a descriptive, document and quantitative research. The sample consisted of 23 companies listed on the Corporate Sustainability Index - ISE that had all the information available for the study, in the period 2008-2012 was used Topsis the method for forming the rank of corporate social responsibility and. Discriminant Analysis, to verify the social variables that have an impact on the change in the positions of the companies in the rankings. Formed according to the ranking, it was found that Hi, and Cemig Weg companies occupied first, second and third position. The results showed that the social benefits to the domestic public contributed to the elevation of the position of enterprises in the rankings due to the large investment in benefits to the domestic audience.

 

DOI - http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v5n1p7-20

Biografia do Autor

Alini da Silva, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Ciências Contábeis

Caroline Sulzbach Pletsch, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Ciências Contábeis

Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Engenharia da Produção

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Publicado

2016-07-04

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas