Ranking de responsabilidade social das empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) - Ranking of liability of social enterprises Listed on Corporate Sustainability Index (ISE)
DOI:
https://doi.org/10.17800/aos.v5i1.347Palabras clave:
Índice de Sustentabilidade Empresarial, responsabilidade social, ranking, influência, indicadores sociais.Resumen
Este estudo tem como objetivo verificar o ranking de responsabilidade social das empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa. A amostra correspondeu a 23 empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE que possuíam todas as informações disponíveis para a realização do estudo, no período de 2008 a 2012. Utilizou-se do Método Topsis para a formação do ranking de responsabilidade social das empresas e a Análise Discriminante, para verificar as variáveis sociais que tiveram impacto na alteração das posições das empresas no ranking. De acordo com o ranking formado, verificou-se que as empresas Oi, Weg e Cemig ocuparam a primeira, segunda e terceira posição. Os resultados demonstraram que os benefícios sociais concedidos ao público interno contribuíram para a elevação da posição das empresas no ranking, devido ao grande investimento em benefícios ao público interno. Desta forma, conclui-se que os investimentos que as empresas fazem ao público interno da empresa são os principais influenciadores de sua responsabilidade social corporativa.
ABSTRACT
This study aims to determine the ranking of social responsibility of the companies listed on the Corporate Sustainability Index - ISE. This is a descriptive, document and quantitative research. The sample consisted of 23 companies listed on the Corporate Sustainability Index - ISE that had all the information available for the study, in the period 2008-2012 was used Topsis the method for forming the rank of corporate social responsibility and. Discriminant Analysis, to verify the social variables that have an impact on the change in the positions of the companies in the rankings. Formed according to the ranking, it was found that Hi, and Cemig Weg companies occupied first, second and third position. The results showed that the social benefits to the domestic public contributed to the elevation of the position of enterprises in the rankings due to the large investment in benefits to the domestic audience.
DOI - http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v5n1p7-20
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.