Inovação Ambiental Sustentável: Atributos Esperados e Risco Percebido na Compra de Produtos Verdes - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v4n1p109-126)
DOI:
https://doi.org/10.17800/aos.v4i1.194Keywords:
Comportamento do Consumidor, Produtos Ambientalmente Sustentáveis, Atributos de Escolha.Abstract
O presente artigo investiga a percepção que consumidores potenciais possuem frente à oferta de produtos ambientalmente sustentáveis. Pontualmente, buscou-se conhecer, através do uso de técnicas projetivas de complementação de histórias, que atributos de produto e de processo verde são esperados para automóveis e móveis, assim como os riscos associados a ofertas com tais características. Considerando as complementações realizadas, foi possível observar que os 12 sujeitos abordados têm conhecimento sobre os atributos de produto e de processo que os setores investigados disponibilizam no que se refere a inovações ambientalmente sustentáveis. Todavia, infere-se que as inovações verdes de automóveis podem gerar nos consumidores a percepção de risco funcional, ou seja, medo que o produto não tenha o desempenho esperado. Em contradição, verificou-se nas complementações que os sujeitos percebem em automóveis e móveis verdes um menor risco social e um menor risco financeiro. Os resultados obtidos possibilitam aos gestores que atuam nos setores analisados orientar seus esforços de inovação e comunicação para os atributos listados como qualificadores, assim como auxiliam na investigação teórica sobre os processos decisórios de compra de produtos verdes.
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