NÍVEL E RANKING DA TRANSPARÊNCIA E ACESSO À INFORMAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA - (DOI - http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v4n2p47-64)

Authors

  • David Nascimento Moraes Junior Universidade Federal de Rondônia
  • Alexandre de Freitas Carneiro Universidade Federal de Rondônia
  • José Moreira da Silva Neto Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v4i2.325

Keywords:

Accountability, Municípios, Ranking, Transparência.

Abstract

Esta pesquisa faz uma análise dos portais eletrônicos de cinquenta municípios do estado de Rondônia, com o objetivo de identifi car o nível de divulgação das exigências legais por meio de um ranking. A pesquisa é caracterizada como descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa. O modelo de análise é adaptado de Raupp e Pinho (2013) e divide-se por três dimensões: prestação de contas, transparência e informação e participação, sendo que cada uma conta com indicadores de capacidade nula, baixa, média ou alta. Os resultados revelam que os municípios que apresentam os melhores indicadores são Ariquemes, Governador Jorge Teixeira, Porto Velho e Vilhena. O rankingevidencia que os municípios  pesquisados, no  geral, não  fornecem informações e  relatórios necessários para um efetivo controle social, o que deixa clara a ausência de construção da  accountabilityno âmbito municipal rondoniense. Conclui-se que o nível identifi cado nas três dimensões está em descompasso com o presente estágio de desenvolvimento da legislação brasileira. O estudo torna-se relevante no âmbito estadual por aferir o cumprimento da legislação por parte dos municípios estudados, assim como por contribuir para estudos posteriores, de forma que se possa verifi car se as irregularidades encontradas foram corrigidas.

Author Biographies

David Nascimento Moraes Junior, Universidade Federal de Rondônia

Bacharel em Ciências Contábeis. Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia.

Alexandre de Freitas Carneiro, Universidade Federal de Rondônia

Professor do Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia. Mestrado em Administração. Especialização em Contabilidade e Controladoria. Contador. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE-MG). Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações – GEPORG, UNIR. Revisor de periódicos.

José Moreira da Silva Neto, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Engenharia de Produção. Mestre em Ciências Contábeis. Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia. Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis.

Published

2016-01-29

Issue

Section

Orphaned