AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – A3P: ADESÃO E AÇÃO - (DOI - http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v4n2p7-28)

Authors

  • SOCORRO DE FÁTIMA SOUZA DA SILVA VIEGAS UNAMA / PPAD
  • Eugênia Rosa Cabral Universidade Federal do Pará
  • SERGIO CASTRO GOMES UNAMA / PPAD
  • ANDRÉ CUTRIM CARVALHO Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v4i2.340

Keywords:

Agenda Ambiental A3P. Instituição de Ensino Superior. Sustentabilidade

Abstract

O artigo analisa as ações de uma Instituição de Ensino Superior Federal - IFES em relação àsdiretivas da Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P, que expressa inclusão da temáticaambiental na gestão. Em resposta às pressões, as IFES vêm aderindo à A3P mediante adoção depráticas sustentáveis. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, baseado em pesquisadocumental e aplicação de questionário junto aos gestores da organização. Os resultados mostramque a adequação da IFES à A3P é parcial, principalmente quanto à destinação de resíduos, àutilização dos recursos naturais e às compras sustentáveis. Maior congruência entre as diretivas daA3P e as ações da IFES pesquisada foi identifi cada nas ações que evidenciam qualidade de vidados servidores no ambiente de trabalho. A despeito do baixo nível de congruência entre as ações daIFES e as diretivas da A3P, o estudo mostra a importância da agenda como fator condicionante àconstrução de uma organização sustentável.

Author Biographies

SOCORRO DE FÁTIMA SOUZA DA SILVA VIEGAS, UNAMA / PPAD

Graduada em Ciências Sociais, Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração – PPAD (Mestrado e Doutorado) e Doutoranda pelo PPAD. Técnica da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) com atuação na área do desenvolvimento de pessoas e sustentabilidade organizacional.

Eugênia Rosa Cabral, Universidade Federal do Pará

Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (1998) e Doutora em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora titular, pós-stricto sensu da Universidade da Amazônia, integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Unama, com atuação nos cursos de mestrado e doutorado. é Membro do Conselho Editorial das revistas Amazônia Organizações e Sustentabilidade (AOS), Política & Sociedade (PPGCP / UFSCT) e Crítica e Sociedade (PPGCS da Universidade Federal de Uberlândia). Desenvolve estudos e que tratem do efeito das regras ambientais sobre as organizações, mais especificamente acerca dos seguintes temas: sustentabilidade, regulação ambiental, responsabilidade social e ambiental, gestão ambiental.

SERGIO CASTRO GOMES, UNAMA / PPAD

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia (2003) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é técnico do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará e professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado e Doutorado, da Universidade da Amazônia (UNAMA). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Estatística Socioeconômica, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores sociais, demografia, competitividade e indicadores econômicos.

ANDRÉ CUTRIM CARVALHO, Universidade Federal do Pará

Mestre em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP), em 2009, Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, área de concentração: Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente, em 2012, tendo sido previamente aprovado no exame nacional de seleção do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP). No período de 2010 a 2011, atuou como Professor Efetivo do Centro de Formação Interdisciplinar da Universidade Federal do Oeste do Pará (CFI/UFOPA). Atualmente, é Professor Adjunto II da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará (FACECON/UFPA). Em 2012, foi um dos vencedores do XVIII Prêmio Brasil de Economia, premiação instituída pelo Conselho Federal de Economia (COFECON) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), pela Melhor Tese de Doutorado. Como economista transita em diversas áreas, tais como: Economia Política, Teoria Macroeconômica, Nova Economia Institucional, Economia Ambiental e Ecológica, Econometria Espacial e Economia Regional e Urbana.

Published

2016-04-04

Issue

Section

Orphaned