A Participação no Conselho Municipal de Saúde de Imperatriz-MA na perspectiva da Gestão Social e da Cidadania Deliberativa - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v3n1p45-60)
DOI:
https://doi.org/10.17800/aos.v3i1.147Palabras clave:
Conselho de Saúde, Participação, Gestão Social.Resumen
Os Conselhos Municipais de Políticas Públicas podem ser considerados como uma inovação democrática no Brasil e é considerado uma das mais importantes ferramentas de participação popular, mesmo que segmentada e através de instituições e suas respectivas lideranças. Na presente pesquisa se analisa a qualidade da participação no Conselho Municipal de Saúde na cidade de Imperatriz, estado do Maranhão, sob a perspectiva do constructo conceitual da gestão social. Assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar a participação do cidadão no Conselho Municipal de Saúde de Imperatriz (CMSI), bem como entender o funcionamento do CMSI na perspectiva dos envolvidos. Após uma introdução, que descreve o contexto dos conselhos no país, é apresentado um referencial teórico que trata dos conceitos de cidadania deliberativa, participação e gestão social. Na caracterização do objeto dá-se destaque ao contexto da cidade de Imperatriz, no Maranhão, onde se desenvolveu a pesquisa, bem como a inserção dos conselhos municipais e mais especificamente o conselho Municipal de Saúde. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, baseado nos métodos da análise de discurso, entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e observação não participante. Como principais resultados foi identificado um certo grau de gestão social, mas que ainda apresenta algumas debilidades.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.