A Participação no Conselho Municipal de Saúde de Imperatriz-MA na perspectiva da Gestão Social e da Cidadania Deliberativa - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v3n1p45-60)

Autores

  • Thiago Sousa Silveira FEST - Imperatriz
  • Airton Cardoso Cançado UFT
  • Lauro Santos Pinheiro IFMA - Imperatriz

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v3i1.147

Palavras-chave:

Conselho de Saúde, Participação, Gestão Social.

Resumo

Os Conselhos Municipais de Políticas Públicas podem ser considerados como uma inovação democrática no Brasil e é considerado uma das mais importantes ferramentas de participação popular, mesmo que segmentada e através de instituições e suas respectivas lideranças. Na presente pesquisa se analisa a qualidade da participação no Conselho Municipal de Saúde na cidade de Imperatriz, estado do Maranhão, sob a perspectiva do constructo conceitual da gestão social. Assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar a participação do cidadão no Conselho Municipal de Saúde de Imperatriz (CMSI), bem como entender o funcionamento do CMSI na perspectiva dos envolvidos. Após uma introdução, que descreve o contexto dos conselhos no país, é apresentado um referencial teórico que trata dos conceitos de cidadania deliberativa, participação e gestão social. Na caracterização do objeto dá-se destaque ao contexto da cidade de Imperatriz, no Maranhão, onde se desenvolveu a pesquisa, bem como a inserção dos conselhos municipais e mais especificamente o conselho Municipal de Saúde. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, baseado nos métodos da análise de discurso, entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e observação não participante. Como principais resultados foi identificado um certo grau de gestão social, mas que ainda apresenta algumas debilidades.

Biografia do Autor

Thiago Sousa Silveira, FEST - Imperatriz

Possui Graduação em Administração (2007) pela Universidade Federal do Tocantins e Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (2013). Tem experiência em Administração e Economia, com ênfase em Estratégia, Inovação e Desenvolvimento Regional. Atualmente é professor da Faculdade de Educação Santa Terezinha

Airton Cardoso Cançado, UFT

Pós-doutorando em Administração pela EBAPE/FGV (2013), Doutor em Administração pela UFLA (2011), Mestre em Administração pela UFBA (2004) e graduado em Administração com Habilitação em Adm. de Cooperativas pela UFV (2003). Atualmente é Coordenador do Núcleo de Economia Solidária da Universidade Federal do Tocantins - NESol/UFT e professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do Curso de Administração da UFT. Participa das Rede de Pesquisadores em Gestão Social - RGS e da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - Rede de ITCPs e do Observatório Brasileiro do Cooperativismo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Cooperativas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão social, cooperativismo e economia solidária.

Lauro Santos Pinheiro, IFMA - Imperatriz

Graduado em Administração de Empresas pela UEMA (2003), mestre em Desenvovilmento Regional pela UFT (2013) e professor do IFMA, na área de Administração.

Downloads

Publicado

2014-06-28

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas