O Processo de Empresificação de Cooperativas Populares: estudo de caso em uma cooperativa de crédito ## The Managerialisation Process of Popular Cooperatives: a case study of a credit cooperative
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v10i1.2155Palabras clave:
Gerencialismo, Incorporação, Doutrina Cooperativista, MercadoResumen
Este trabalho avança o corpo de conhecimento sobre o processo de empresificação de cooperativas populares no contexto brasileiro com base no estudo de caso de uma cooperativa de crédito paranaense. O estudo analisa a trajetória da cooperativa no período de 1995 a 2020, a partir da análise de documentos e entrevistas com associados e funcionários da primeira e da segunda década de atividade. A análise dos dados permitiu reconhecer três forças principais responsáveis pelo processo de empresificação e alinhamento à lógica gerencialista na cooperativa estudada: a natureza desenvolvimentista do contexto técnico em que foi constituída; o crescimento organizacional que determinou a passagem da base de serviços à cooperativa central; e a busca por maiores níveis de eficiência técnica. Os resultados do estudo avançam a base de reflexão crítica sobre o fenômeno da empresificação de cooperativas populares, indicando possibilidade e caminhos de resistência para as cooperativas que busquem se manter fiéis a seus propósitos populares originais.
Abstract
This study advances the body of knowledge about the process whereby popular cooperatives align themselves with the tenets of managerialism. It is based on a case study of a credit cooperative in Paraná, Brazil.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.