O Processo de Empresificação de Cooperativas Populares: estudo de caso em uma cooperativa de crédito ## The Managerialisation Process of Popular Cooperatives: a case study of a credit cooperative

Autores

  • Rosane Calgaro Doutorado em Administração pela Universidade Positivo. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão/PR – Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8487-2652
  • Fabio Vizeu Ferreira Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Universidade Positivo/Programa de Pós-graduação em Administração. Curitiba/PR – Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2261-3142
  • Rene Eugenio Seifert Junior PhD em Administração pela Universidade de Birmingham, Inglaterra. Professor do Programa de Mestrado em Administração (PPGA) e do Departamento de Gestão e Economia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba/PR – Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4474-9131

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v10i1.2155

Palavras-chave:

Gerencialismo, Incorporação, Doutrina Cooperativista, Mercado

Resumo

Este trabalho avança o corpo de conhecimento sobre o processo de empresificação de cooperativas populares no contexto brasileiro com base no estudo de caso de uma cooperativa de crédito paranaense.  O estudo analisa a trajetória da cooperativa no período de 1995 a 2020, a partir da análise de documentos e entrevistas com associados e funcionários da primeira e da segunda década de atividade. A análise dos dados permitiu reconhecer três forças principais responsáveis pelo processo de empresificação e alinhamento à lógica gerencialista na cooperativa estudada: a natureza desenvolvimentista do contexto técnico em que foi constituída; o crescimento organizacional que determinou a passagem da base de serviços à cooperativa central; e a busca por maiores níveis de eficiência técnica. Os resultados do estudo avançam a base de reflexão crítica sobre o fenômeno da empresificação de cooperativas populares, indicando possibilidade e caminhos de resistência para as cooperativas que busquem se manter fiéis a seus propósitos populares originais.

 

Abstract

This study advances the body of knowledge about the process whereby popular cooperatives align themselves with the tenets of managerialism. It is based on a case study of a credit cooperative in Paraná, Brazil. 

Biografia do Autor

Rosane Calgaro, Doutorado em Administração pela Universidade Positivo. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão/PR – Brasil.

Doutorado em Administração pela Universidade Positivo. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão/PR – Brasil.

Fabio Vizeu Ferreira, Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Universidade Positivo/Programa de Pós-graduação em Administração. Curitiba/PR – Brasil.

Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Universidade Positivo/Programa de Pós-graduação em Administração. Curitiba/PR – Brasil. 

Rene Eugenio Seifert Junior, PhD em Administração pela Universidade de Birmingham, Inglaterra. Professor do Programa de Mestrado em Administração (PPGA) e do Departamento de Gestão e Economia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba/PR – Brasil.

PhD em Administração pela Universidade de Birmingham, Inglaterra. Professor do Programa de Mestrado em Administração (PPGA) e do Departamento de Gestão e Economia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba/PR – Brasil.

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Publicado

2021-06-18

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas