Uma Análise de Artigos Publicados na Base Spell de 2010 a 2020 sobre Marketing Verde ## An Analysis of Articles Published in the Spell Base from 2010 to 2020 about Green Marketing
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v11i1.2444Palabras clave:
Marketing Verde, Sustentabilidade Empresarial, SPELLResumen
A presente pesquisa teve como objetivo examinar as publicações nacionais sobre marketing verde na base Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL) no período de 2010 a 2020. Para tanto, o estudo classificou-se como exploratório e descritivo empregando como metodologia a pesquisa bibliográfica com abordagem de cunho quantitativo utilizando como estratégia do estudo a bibliometria. Os dados foram analisados conforme os critérios: título, nome dos autores, ano da publicação, palavras-chaves, objetivos propostos, resultados, periódicos publicados, número de citações em periódicos. Verificou-se que dos 30 artigos, 04 artigos eram estudos bibliométricos,13 trabalhavam o tema de marketing verde e as percepções do consumidor e 13 sobre as estratégias de marketing nas organizações. Os principais resultados das pesquisas sobre o marketing verde evidenciaram uma crescente quantidade de publicações a partir de 2014 com destaque para o ano de 2017 com 07 publicações na triagem realizada pela pesquisa. Os artigos são escritos em sua maioria por mais de um autor. A Revista Brasileira de Marketing foi o periódico que apresentou maior destaque com 04 publicações. Nota-se que as pesquisas nacionais sobre marketing verde vêm ganhando espaço e interesse dos pesquisadores e que este tema é de interesse também de gestores, clientes e organizações, possuindo grande relevância para conscientização do papel destes no meio em que estão inseridos.
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