Cultura Organizacional: Abordagem pela Teoria Ator-Rede Organizational - Culture: Actor-Network theory approach
DOI:
https://doi.org/10.17800/aos.v5i1.313Palabras clave:
Cultura Organizacional, Teoria Ator-RedeResumen
O presente ensaio tem o intuito de mostrar a abordagem da Teoria Ator-Rede como forma de estudar a cultura de uma empresa, uma configuração alternativa que opõe-se às análises da ciência moderna. A Teoria Ator-Rede tem uma perspectiva de ir a campo sem uma definição a priori do que é cultura organizacional, seguindo os atores nos eventos que formam a empresa e constituindo a rede heterogênea da cultura de tal empresa. Essa abordagem também dá ênfase aos elementos não-humanos para a análise da organização, além de ser imprescindível o trabalho empírico do pesquisador. A partir das reflexões que a revisão trouxe foi possível refletir que esta abordagem possibilita uma alternativa viável para a compreensão da cultura organizacional de uma determinada empresa.
ABSTRACT
The present work aims to show the Actor-network Theory as a manner to study a firm’s culture, an alternative configuration that meets the analysis of modern science. The Actor-network Theory has a characteristic of going to the field without an a priori definition of what is organizational culture, following the actor in the events that built a company and constituting the heterogeneous network culture of this company. This approach also highlights the nonhuman elements for the organization’s analysis, besides being essential the empirical effort of the researcher. We conclude that this approach allows a viable alternative in order to comprehend the organizational culture of a company.
DOI - http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v5n1p87-96
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.