Nova contabilidade pública: potenciais benefícios de valoração dos heritage assets para sustentabilidade ambiental - DOI (http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v2n2p19-32)

Autores/as

  • Neima Quele Almeida da Silva Programa de Pós Gradudação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR)
  • Carlos André da Silva Müller Programa de Pós Gradudação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v2i2.49

Resumen

A convergência brasileira às Normas Internacionais de Contabilidade editadas pela International Public Sector Accounting Standard (IPSAS), a União, estados e municípios passarão a contabilizar os heritage assets em seu patrimônio como ativos dos balanços das contas públicas. A incorporação, entretanto, gera dúvidas, pois, leva ao questionamento de como a incorporação se dará, em especial a valoração de heritage assets, que são bens públicos de valor cultural, ambiental, social, entre outros. No Brasil, a definição de heritage assets é uma oportunidade de sustentabilidade, visto que os ativos ambientais poderiam ser classificados no patrimônio. No que se refere à valoração, embora haja dúvidas, acredita-se que a Economia apresenta uma possível solução, através de métodos de valoração ambiental, os quais podem ser apropriados.

Biografía del autor/a

Neima Quele Almeida da Silva, Programa de Pós Gradudação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR)

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia (PPGMAD/UNIR), Professora do Departamento de Economia da Universidade Federal de Rondônia

Carlos André da Silva Müller, Programa de Pós Gradudação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR)

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR)

Publicado

2013-12-27

Número

Sección

Finanças e Contabilidade