Relação entre Desempenho Financeiro e Evidenciação Socioambiental à Luz do Modelo de Epstein e Roy ## Relation Between Financial Performance and Socio-Environmental Disclosure in the Light of the Epstein and Roy Model
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v10i2.2133Palavras-chave:
Sustentabilidade Empresarial, Desempenho Financeiro, Indicadores Financeiros.Resumo
Esta pesquisa buscou verificar a relação entre desempenho financeiro e o nível de evidenciação socioambiental de empresas brasileiras, entre 2007 e 2017. Analisou-se 30 empresas utilizando o modelo adaptado de Epstein e Roy (2003), que verifica as evidenciações socioambientais nas dimensões: ambiental, saúde e segurança, comunidade e empregados. Para o desempenho financeiro utilizou-se o modelo de Epstein e Roy (2001), que indica o retorno sobre investimento (ROI), o retorno sobre o capital empregado (ROCE) e o valor econômico adicionado (EVA) como indicadores financeiros de longo prazo. Por meio de análise de dados em painel, estimou-se quatro regressões que buscaram confirmar as hipóteses de que o nível de evidenciação sustentável poderia influenciar as variáveis de desempenho financeiro em período posterior; assim como se o desempenho financeiro é fator determinante para os níveis de evidenciação de sustentabilidade nos períodos seguintes. Verificou-se que o EVA não apresentou relação significativa com o nível de divulgação, não exercendo influência sobre a evidenciação da empresa. Já as variáveis ROI e ROCE apresentaram relação com o nível de divulgação socioambiental, demonstrando que quanto mais se evidencia informações sustentáveis, maiores serão as possibilidades de retorno sobre o capital empregado e sobre o capital investido. Além disso, frente ao aumento da variável ROI, as empresas demonstraram maior determinação em divulgar informações socioambientais. Desse modo, constatou-se efetividade da perspectiva de Epstein e Roy, ao observar que demonstrar sustentabilidade impulsiona maiores retornos sobre o capital investido e empregado, assim como o capital investido tende a otimizar os níveis de divulgação sustentável.
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