Análise do Nível de Adesão da Global Reporting Initiative (GRI): estudo do Relatório de Sustentabilidade das Empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3

Autores

  • Marcelo Rabelo Henrique Strong Business School.
  • Joyce Souza Cirino Strong Business School.
  • Juliana Souza Cirino Strong Business School
  • Antonio Saporito Strong Business School

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v12i1.2567

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Relatório de Sustentabilidade, Evidenciação, Global Reporting Initiative (GRI), Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o nível de adesão da Global Reporting Initiative (GRI), das empresas listadas na carteira do Índice de sustentabilidade empresarial (ISE) do ano de 2019. A metodologia utilizada é a descritiva, evidenciando quais normas foram divulgadas, com abordagem quantitativa e qualitativa, havendo comparação entre setores e empresas. As fontes de dados foram secundárias e foram coletados através dos relatórios de sustentabilidade divulgados pelas companhias, em que mediante a eles, foi possível constatar o total de normas divulgadas, por empresa e setor. Para escolha do universo da pesquisa, utilizou-se companhias integrantes da carteira do ISE B3 em 2019 e dela foram extraídas as empresas que utilizam a opção Essencial da GRI para relato do relatório. Os resultados evidenciaram que todas as empresas cumprem com a divulgação de normas obrigatórias para declaração do uso do padrão GRI. Sendo os setores que mais divulgam a série econômica, o financeiro e o de comunicações; já a série ambiental, o de materiais básicos e de bens industriais; e por último, na série social, os setores de utilidade pública e consumo cíclico. Esse resultado mostra que a maioria das empresas, preocupam-se em evidenciar informações relativas à sua atividade empresarial, de modo a dar ênfase para questões específicas de cada negócio. Dessa forma, há inúmeras informações relevantes para entendimento do impacto das companhias, ainda não sendo evidenciadas.

Biografia do Autor

Marcelo Rabelo Henrique, Strong Business School.

Doutorando em Controladoria e Finanças (2021-2023) pela Universidade Presbiteriana - MACKENZIE, Doutor em Administração de Negócios (2019) pela Escuela Superior de Economía y Administración de Empresas - ESEADE, MBA Executivo em Administração de Empresas com ênfase em Gestão (2010) pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Mestre em Ciências Contábeis (2008) e Pós Graduado em Avaliações Pericias (2004) pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, Bacharel em Ciências Contábeis (2003) pela Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO. Atualmente é Docente da Unifesp, Esag/FGV e Unip nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis. Revisor de Periódicos sendo: Revista de Evidenciação Contábil & Finanças, Revista Espacio Abierto - Cuaderno Venezolano de Sociología, Revista UNEMAT de Contabilidade, Revista de Gestão e Sociedade, Revista Práticas em Contabilidade e Gestão, Contribuiciones a Las Ciências Sociales. Avaliador de Congressos sendo: Congresso de Contabilidade e de Iniciação da USP, Congresso Semead da USP, Congresso de Contabilidade da UFPB, Congresso ANPCONT e Congresso Semead/USP. Autor de Livro Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem (2015) publicado pela Editora Intersaberes. Fundador da Mrhenrique Assessoria Contábil e Avaliações Periciais Ltda. Atua na área de Administração - ênfase em Ciências Contábeis - principalmente nos seguintes temas: contabilidade, tributário, mercado de capitais, perícia contábil e finanças.

Joyce Souza Cirino, Strong Business School.

Graduada em Ciências Contábeis.

Juliana Souza Cirino, Strong Business School

Graduada em Ciências Contábeis.

Antonio Saporito, Strong Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Universidade de São Paulo - FEAUSP (2005), Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEAUSP(1989) e Graduado em Administração pela (FEAUSP /1978). Atualmente professor associado I da EPPEN - UNIFESP, Campus Osasco, Professor convidado para cursos de MBA da FGV Manegement, avaliador de cursos de graduação cadastrado no sistema e-MEC e consultor adhoc da Revista Contabilidade e Finanças da FEA USP, da Revista Contabilidade Vista e Revista da UFMG, da Revista Brasileira de Gestão de Negócios e da Revista Contabilidade e Controladoria - RC&C. da UFPR. Consultor de empresas, de treinamento e das Câmaras Brasil Alemanha e Brasil França de comércio. Autor dos Livros Análise e Estrutura das Demonstrações Contábeis (2015) e Contabilidade Geral: Fundamentos e prática do raciocínio contábil (2017), ambos publicados pela Editora Intersaberes. Ex Diretor Acadêmico e Coordenador do curso de Ciências Contábeis de diversas instituições de nível superior. Ex diretor de cursos da Associação Brasileira de Analistas do Mercado de Capitais (ABAMEC, atual APIMEC). Experiência profissional superior a 25 anos dedicados principalmente às áreas de análise de investimento e de crédito, além de consultorias para implantação de sistemas e treinamento.

Downloads

Publicado

2023-01-19

Edição

Seção

Finanças e Contabilidade