DO PINCEL AO PIXEL: ARTE, COMUNICAÇÃO E A SÉRIE BICHO DA SEDA, DE DELSON UCHÔA

Autores/as

  • Ana Beatriz Bezerra de Melo Centro Universitário Maurício de Nassau

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v24n2-1689

Palabras clave:

Geração 80, Mídias Digitais, Cultura Contemporânea.

Resumen

Este artigo é um desdobramento dos estudos no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no período de 2015-2016. O objetivo geral deste artigo é apontar que como membro da ‘Geração 80’ em Alagoas, o artista Delson Uchôa continua alimentando a História da Arte através de novos desdobramentos com o uso das mídias digitais. A metodologia utilizada foi uma entrevista semiestruturada, realizada no período do trabalho dissertativo com o artista e estudos bibliográficos em fontes como livros e periódicos da década estabelecida. Os resultados indicaram que as reflexões sobre as obras do artista Delson Uchôa, especificamente na série Bicho da Seda, envolvem observações sobre o processo produtivo do artista, seu cultivo de obras e sua relação com as mídias digitais que atinge a sociedade de massa e se adequa a sua linguagem através da comunicação em rede.

Biografía del autor/a

Ana Beatriz Bezerra de Melo, Centro Universitário Maurício de Nassau

Mestra em História pela Universidade Federal de Alagoas. Professora no Centro Universitário Mauricio de Nassau (UNINASSAU-Maceió), nos cursos de Publicidade & Propaganda e Design. Possui formação em Relações Públicas e Design de Interiores. 

Publicado

2019-12-27

Número

Sección

Artigos