DO PINCEL AO PIXEL: ARTE, COMUNICAÇÃO E A SÉRIE BICHO DA SEDA, DE DELSON UCHÔA

Autores

  • Ana Beatriz Bezerra de Melo Centro Universitário Maurício de Nassau

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v24n2-1689

Palavras-chave:

Geração 80, Mídias Digitais, Cultura Contemporânea.

Resumo

Este artigo é um desdobramento dos estudos no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no período de 2015-2016. O objetivo geral deste artigo é apontar que como membro da ‘Geração 80’ em Alagoas, o artista Delson Uchôa continua alimentando a História da Arte através de novos desdobramentos com o uso das mídias digitais. A metodologia utilizada foi uma entrevista semiestruturada, realizada no período do trabalho dissertativo com o artista e estudos bibliográficos em fontes como livros e periódicos da década estabelecida. Os resultados indicaram que as reflexões sobre as obras do artista Delson Uchôa, especificamente na série Bicho da Seda, envolvem observações sobre o processo produtivo do artista, seu cultivo de obras e sua relação com as mídias digitais que atinge a sociedade de massa e se adequa a sua linguagem através da comunicação em rede.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Bezerra de Melo, Centro Universitário Maurício de Nassau

Mestra em História pela Universidade Federal de Alagoas. Professora no Centro Universitário Mauricio de Nassau (UNINASSAU-Maceió), nos cursos de Publicidade & Propaganda e Design. Possui formação em Relações Públicas e Design de Interiores. 

Downloads

Publicado

27-12-2019

Edição

Seção

Artigos