SALA DE AULA EM MOVIMENTO: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v25n2-2242

Palavras-chave:

Educação. Agroecologia. Nutrição. Interdisciplinaridade. Saúde.

Resumo

O objetivo desse artigo é estimular a reflexão dos profissionais da área da saúde e docentes sobre a construção do conhecimento agroecológico no processo de ensino-aprendizagem de discentes nos cursos de nutrição. Como aporte teórico foram considerados os autores Altieri (1989) para agroecologia, Freire (2016) e a prática educativa e Thiollent (2011) na reflexão-na-ação que articulados possibilitaram a interação entre os sujeitos da ação pautada na razão situada. Através da pesquisa-ação foi possível descrever a percepção dos discentes da Universidade Federal do Pará acerca das diferentes estratégias pedagógicas e seus efeitos no ensino. Os resultados mostraram que a experiência social contribuiu para uma participação ativa com aperfeiçoado senso crítico dos discentes e na constituição da identidade profissional de nutricionista. Conclui-se que as práticas interdisciplinaridades da agroecologia podem servir como instrumento teórico-metodológico no processo de ensino-aprendizagem nas instituições públicas de ensino, em especial no curso de nutrição.

Biografia do Autor

Amália Gabriela Rocha Aguiar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e em Turismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Ana Julia Mourão Salheb do Amaral, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável e especialista em Agricultura familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). 

Aquiles Simões, Professor do Núcleo de Meio Ambiente na Universidade Federal do Pará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) e do Programa de Pós-Graduação Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-doutor em Socioantropologia da Inovação Sociotécnica em Sistemas Agroalimentares pelo Institut National de la Recherche Agronomique (INRA). Doutor em Etudes Rurales pela Université de Toulouse le Mirail.  Mestre em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e em Espaces, Sociétés Rurales et Logiques Economiques pela Université de Toulouse Le Mirail e École Nationale de Formation Agronomique. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Larissa Beatriz da Silva Aviz, Universidade Federal do Pará (UFPA)

 Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia da Universidade Federal do Para (UFPA). Especialista em Educação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais (PROFIMA/NUMA/UFPA). Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela Universidade da Amazônia (UNAMA).  

Downloads

Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Artigos