A Economia Circular Como Fator Motivador para a Inovação Social: Um Estudo na Artemísia
DOI:
https://doi.org/10.63638/aos.v13i1.2955Palabras clave:
Economia Circular, Inovação Social, Negócios de impacto socialResumen
A Economia Circular e a Inovação Social são conceitos importantes para minimizar impactos ambientais e sociais. Neste estudo, investigou-se como a Economia Circular pode motivar aspectos da Inovação Social em uma organização de impacto social, a Artemisia. Foram realizadas entrevistas com gestores, além de análise de documentos e dados secundários. Os resultados mostraram que a Economia Circular pode fomentar aspectos da Inovação Social na Artemisia, principalmente em relação a questões de desperdício alimentar, desnutrição, fome, perda de alimentos e má nutrição, que são temas de interesse da Economia Circular e presentes nos estudos da organização. Também foi constatado um alinhamento entre as preocupações da Inovação Social e os objetivos da Economia Circular, com a criação de sistemas ágeis e precisos, gerando métricas de circularidade, dados para tomada de decisão homem-máquina e ativos inteligentes. Este estudo contribui para a compreensão de como a Economia Circular pode motivar aspectos da Inovação Social em organizações que apoiam negócios de impacto social, bem como para a interdisciplinaridade entre esses conceitos. No entanto, é importante considerar as limitações do estudo, como o tamanho da amostra e a realização de um estudo de caso único. Futuras pesquisas podem replicar este estudo em outras organizações de negócios de impacto social, bem como a realização de estudos quantitativos mais abrangentes sobre o tema. A articulação entre a Economia Circular e a Inovação Social pode gerar impactos positivos na sociedade, impulsionando negócios de impacto social e a criação de práticas mais sustentáveis e eficientes.
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