O restaurante popular como uma estratégia para a segurança alimentar no município de Parauapebas/PA
DOI:
https://doi.org/10.63638/aos.v14.2974Palavras-chave:
vulnerabilidade, desigualdade, políticas públicas, inclusão social.Resumo
Os restaurantes populares constituem uma instituição para se combater a fome e prevenir a insegurança alimentar, oferecendo refeições a baixo custo devido aos subsídios do governo, mas ricos em vitaminas e nutrientes. O presente trabalho teve como objetivo propor uma sugestão de política pública inclusiva no município de Parauapebas, visando indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, tendo os restaurantes populares como eixo central. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa foi exploratória, documental e analítico-interpretativo, em relação à abordagem do problema a pesquisa é qualitativa, com dados e informações bibliográficos. Nesse contexto, o trabalho apresentou um panorama e, posteriormente, uma sugestão de política pública referente aos restaurantes populares. Além disso, o presente estudo analisou a estrutura dos restaurantes populares no Brasil, sendo oferecido ao final uma sugestão de implementação. Conclui-se que devido as desigualdades sociais no município em questão, a implementação do restaurante popular traria benefícios em cadeia, da agricultura familiar a geração de oportunidades aos indivíduos mais vulneráveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.