Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista ASAS DA PALAVRA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista Asas da Palavra tem o compromisso de se manter alinhada com as diretrizes estipuladas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e as recomendações de ética em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).

Os editores investirão esforços na prevenção de más-práticas e comportamentos antiéticos na publicação de artigos, não tolerando qualquer tipo de plágio. 

Ao submeterem artigos à revista, os autores declaram automaticamente que este não foi publicado, completo ou incompleto, em outro periódico, ainda que em outra língua, nem está sendo avaliado por outro periódico simultaneamente. Além disso, comprometem-se a informar à revista quando detectarem algum erro ou imprecisão em seu trabalho (publicado, em avaliação ou em editoração) e a colaborar com os editores para que seja feita a devida retratação ou correção do artigo.  As mesmas diretrizes são válidas para submissão de relatos de experiência e resenhas.

Os editores e pareceristas comprometem-se a avaliar os trabalhos submetidos à revista de forma objetiva e por seu conteúdo intelectual, sem discriminação de raça, gênero, orientação sexual, religião, origem geográfica ou pensamento político. Comprometem-se também a tratar de forma confidencial as colaborações dos autores enquanto estiverem sob avaliação e caso o trabalho seja recusado.  Os trabalhos serão objeto de avaliação ou discussão com terceiros mediante autorização dos editores da revista.

Quando os avaliadores identificarem que o trabalho submetido apresenta conteúdo relevante publicado anteriormente – pelo autor ou por terceiros, quer sejam afirmações, argumentos ou reprodução de trechos –, devem informar diretamente aos editores e os autores. Os autores deverão providenciar que tais conteúdos sejam acompanhados da respectiva remissiva bibliográfica, indicando sua origem. Da mesma forma, quando houver semelhança substancial ou indício de que o trabalho em avaliação foi publicado em outro meio, os editores devem ser alertados pelos avaliadores de que o trabalho fere os princípios éticos da revista.

Quaisquer desvios e outros casos não previstos nessa declaração devem ser informados à editora-chefe da revista, que tomará as providências cabíveis para sanar o problema apresentado.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    Cada autor pode submeter apenas um texto por número da revista e, tendo tido um texto publicado, só poderá voltar a submeter após o interstício de 3 números.

    O texto não pode ser submetido a outra revista concomitantemente.

    Serão aceitos textos em português, inglês e espanhol.

    Para textos com mais de um autor, todos os autores devem ser indicados na página de registro da submissão, assim como devem ser adicionadas informações referentes ao vínculo institucional, titulação, ORCID e e-mail de cada um.

    O texto deverá vir devidamente revisado pelo autor. A comissão editorial reserva-se o direito de fazer nova revisão e de fazer as alterações necessárias. Textos que apresentem problemas de forma, estilo e/ou adequação aos padrões da revista serão rejeitados.

    A reprodução para fins comerciais de qualquer texto publicado na revista é proibida.

    A reprodução do texto publicado na revista em outras publicações deve ser precedida de consulta à editora-chefe.

  2. Publicam:
    1º - Doutores;
    2º - Doutorandos;
    3º - Mestres;
    4º - Mestrandos, Graduados e Graduandos, em coautoria com autor que tenha título de Mestre ou Doutor.

  3. Os textos recebidos pela revista Asas da Palavra para as seções ArtigosRelato de Experiência Resenhas devem respeitar rigorosamente as seguintes regras que são baseadas nas normas da ABNT (NBR 6022/2018, NBR 10520/2002 e NBR 6023/2018):

    • Artigo:  deve ter de 12 a 20 páginas (salvo no formato doc ou docx).
    • Relato de experiência: deve ter de 08 a 12 páginas (salvo no formato doc ou docx).
    • Resenha: deve ter de 3 a 5 páginas e ser referente a obra publicada há menos de três anos (salvo no formato doc ou docx).

    NORMAS

    Papel formato A4, 3cm nas quatro margens (inferior, superior, direita e esquerda).

    O título do texto deve ser apresentado em língua portuguesa, fonte Times New Roman, caixa alta, estilo negrito, tamanho 14, alinhamento à esquerda, espaçamento simples e ter até 90 caracteres com espaços. É obrigatório inserir, após o título em língua portuguesa, o título em inglês e em outra língua (espanhol ou francês), seguindo a mesma formatação.

    O texto não pode conter o(s) nomes do(s) autor(es). Essa informação precisa ser incluída apenas no sistema, assim como a instituição de origem, a titulação, a participação em Grupos de Pesquisa, o e-mai e o Orcid. Caso haja menção no texto e/ou nas referências a obra(s) pertencentes ao(s) autor(es) da submissão, o nome do(s) autor(es) e as referências deve(m) ser substituídos por XXXXX.

    O resumo do texto deve ser apresentado em língua portuguesa, fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento simples e ter entre 700 e 1000 caracteres com espaços. O resumo tem que apresentar de forma concisa os pontos relevantes do artigo, como: tema, objetivo(s), metodologia, principais conceitos e autores, resultados e conclusões do documento. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. É obrigatório inserir, após o resumo em língua portuguesa, o resumo em inglês e em outra língua (espanhol ou francês), seguindo a mesma formatação.

    As palavras-chave devem ser apresentadas em língua portuguesa, fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento à esquerda, espaçamento simples, com iniciais maiúsculas, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Devem ser apresentadas cinco palavras que representem o conteúdo do texto. É obrigatório inserir, após as palavras-chave em língua portuguesa, as palavras-chave em inglês e em outra língua (espanhol ou francês), seguindo a mesma formatação.

    O texto deve ser composto de introdução, desenvolvimento e considerações finais ou conclusão (a nomenclatura dos títulos dos elementos textuais fica a critério do autor).

    Os títulos das seções devem conter indicativo numérico (algarismos arábicos), ser apresentados em fonte Times New Roman, caixa alta, estilo negrito, tamanho 12, alinhamento à esquerda, espaçamento simples e ter no máximo 70 caracteres com espaços. Introdução e Considerações finais/Conclusão são enumeradas. Os títulos das subseções (caso existam) devem conter indicativo numérico (algarismos arábicos), ser apresentados em fonte Times New Roman, inicial maiúscula e demais minúsculas, estilo negrito, tamanho 12, alinhamento à esquerda, espaçamento simples e ter no máximo 70 caracteres com espaços.

    O texto da introdução, do desenvolvimento e das considerações finais/conclusão deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,5 e recuo de 1,25 na primeira linha do parágrafo. Notas de rodapé devem ser evitadas, mas caso sejam usadas devem ser escritas em fonte Times New Roman, tamanho 09, alinhamento justificado, espaçamento simples.

    A sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo.

  4. As citações (menção de uma informação extraída de outra fonte) podem ser diretas (transcrição textual de parte da obra do autor consultado) ou indiretas (texto baseado na obra do autor consultado). As chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.
    Exemplos:
    A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).
    “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (DERRIDA, 1967, p. 293).

    As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
    Exemplos:
    “Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72).
    Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]” 

    As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado, em espaço simples e sem aspas.
    Exemplo:
    A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181).

    Atenção a grifos (palavras, expressões e trechos que estejam sublinhados, em negrito ou em itálico) do original citado, que devem ser assim mantidos na citação. Caso o autor do texto em construção opte por destacar palavras, expressões ou trechos do fragmento transcrito, deverá informar após a chamada da citação.
    Exemplo:
    “[...] para que não tenha lugar a producção de degenerados, quer physicos quer moraes, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade.” (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso).

    Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se colocar, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses.
    Exemplo:
    “Ao fazê-lo pode estar envolto em culpa, perversão, ódio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com seu pecado.” (RAHNER, 1962, v. 4, p. 463, tradução nossa).

    Quando o nome ou sobrenome do autor for mencionado antes da citação, não deverá ser repetido após o excerto (trecho citado). Constará entre parênteses apenas o ano e a página de onde se extraiu o trecho transcrito (excerto).
    Exemplos:
    Em Teatro Aberto (1963) relata-se a emergência do teatro do absurdo.
    Segundo Morais (1955, p. 32) assinala "[...] a presença de concreções de bauxita no Rio Cricon."

    Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.
    Exemplo:
    (BARBOSA, C., 1958) (BARBOSA, Cássio, 1965).

    As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento, conforme a lista de referências.
    Exemplos:
    De acordo com Reeside (1927a)...
    Segundo Reeside (1927b)...

    As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula.
    Exemplo:
    (DREYFUSS, 1989, 1991, 1995).

    As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética.
    Exemplo:
    Ela polariza e encaminha, sob a forma de “demanda coletiva”, as necessidades de todos (FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997).

    Não usar, em hipótese alguma, idem, ibidem nem op. cit.

    itálico deve ser usado somente para a expressão et al. e para palavras ou expressões-objeto (em menção), assim como palavras estrangeiras de qualquer origem.

  5. Na seção REFERÊNCIAS, ao final do texto, deverão ser listadas todas as fontes citadas no texto (e apenas estas), em ordem alfabética do sobrenome do autor (e quando houver mais de uma obra do mesmo autor, da mais antiga para a mais recente). Se houver numerais, considerar a ordem crescente.

    As referências devem ser elaboradas em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento à esquerda, espaçamento simples e separas entre si por um espaço.

    Para documentos digitais, além dos elementos essenciais, deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso precedida da expressão Acesso em:. Sugere-se que sejam utilizados encurtadores de link (ex. https://bityli.com/ ou https://cutt.ly/pt). A data de acesso deve ser apresentada no formato dia, mês abreviado e ano (ex. 11 jul. 2020). O mês de maio não é abreviado.

    O recurso tipográfico negrito utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências. Isso não se aplica as obras sem indicação de autoria, cujo elemento de entrada é o próprio título já destacado pelo uso de letras maiúsculas.

    Os elementos essenciais devem refletir os dados do documento referenciado. Informações acrescidas devem seguir o idioma do texto em elaboração e não do documento referenciado.

  6. Quanto à indicação de responsabilidade

    • Pessoa física

    O autor deve ser indicado pelo último sobrenome, em letras maiúsculas, seguido do prenome e outros sobrenomes escritos por extenso. Convém que se padronizem os prenomes e sobrenomes para o mesmo autor, quando aparecerem de formas diferentes em documentos distintos
    Exemplo:
    ALVES, Roque de Brito. Ciência criminal. Rio de Janeiro: Forense, 1995.

    Quando houver até três autores, todos devem ser indicados.
    Exemplo:
    ANDERSON, C.W.; DOWNIE JR, Leonard; SCHUDSON, Michael. The News Media: What Everyone Needs to Know. New York: Oxford University Press, 2016.

    Quando houver quatro ou mais autores, convém indicar todos. Contudo, permite-se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al.
    Exemplo:
    TAYLOR, Robert; LEVINE, Denis; MARCELLIN-LITTLE, Denis; MILLIS, Darryl. Reabilitação e fisioterapia na prática de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2008.

    Autores com nomes hispânicos, nomes compostos, com grau de parentesco e com sobrenomes com prefixos devem ser indicados da seguinte forma:
    Sobrenomes hispânicos:
    SAHELICES GONZÁLEZ, Paulino. Ama y haz lo que quieras. Madrid: Rev. Agustiniana, 2000.
    Grau de parentesco:
    ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. São Paulo: Atlas, 2007.
    Sobrenomes compostos:
    SAINT-ARNAUD, Yves. A pessoa humana: introdução ao estudo da pessoa e das relações interpessoais. São Paulo: Loyola, 1984.
    Sobrenomes com prefixos:
    D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

    Quando houver indicação explícita de responsabilidade pelo conjunto da obra, em coletâneas de vários autores, a entrada deve ser feita pelo nome do responsável, seguido da abreviação, em letras minúsculas e no singular, do tipo de participação (ex.: org.), entre parênteses. Havendo mais de um responsável, o tipo de participação deve constar, no singular, após o último nome.
    Exemplos:
    FERREIRA, Léslie Piccolotto (org.). O fonoaudiólogo e a escola. São Paulo: Summus, 1991.
    PEREIRA, Fábio; MOURA, Dione; ADGHIRNI, Zélia Leal (org.). Jornalismo e Sociedade: teorias e metodologias. Florianópolis: Insular, 2012.

    Para entrevistas, o primeiro elemento deve ser o entrevistado.
    Exemplo:
    HAMEL, Gary. Eficiência não basta: as empresas precisam inovar na gestão. [Entrevista cedida a] Chris Stanley. HSM Management, São Paulo, n. 79, mar./abr. 2010. Disponível em: http://www.revistahsm.com. br/coluna/gary-hamel-e-gestao-na-era-da-criatividade/. Acesso em: 23 mar. 2017.

    • Pessoa jurídica

    As obras de responsabilidade de pessoa jurídica (órgãos governamentais, empresas, associações, entre outros) têm entrada pela forma conhecida ou como se destaca no documento, por extenso ou abreviada. Convém que se padronizem os nomes para o mesmo autor, quando aparecem de formas diferentes em documentos distintos.
    Exemplos:
    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
    UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Catálogo de teses da Universidade de São Paulo, 1992. São Paulo: USP, 1993.

    Quando houver mais de um autor:
    Exemplo:
    AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUA (Brasil); COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Guia nacional de coleta de preservação de amostras: água, sedimento, comunidades aquáticas e efluentes líquidos. Brasília, DF: ANA; São Paulo: CETESB, 2011. Disponível em: http://www.cetesb.sp.gpv.br/ userfiles/file/laboratorios/publicacoes/guia-nacional-coleta-2012.pdf. Acesso em: 26 fev. 2015.

    Quando a instituição, vinculada a um órgão maior, tem uma denominação específica que a identifica, a entrada é feita diretamente pelo seu nome.
    Exemplo:
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Relatório de atividades Pró-Reitoria de Pós-Graduação. [Florianópolis: UFSC], 2012. Disponível em: http://propg.ufsc.br/files/2013/08/Relatório-deAtividades-PROPG-2012.pdf. Acesso em: 26 fev. 2015.

    • Autoria desconhecida

    Quando a autoria for desconhecida, a entrada deve ser feita pelo título. O termo Anônimo ou a expressão Autor desconhecido não podem ser usados.
    Exemplo:
    ONDA de frio: reviravolta traz vento e forte chance de neve. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=flip. Acesso em: 12 ago. 2010.

  7. Quanto aos modelos de referência

    • Livro: inserir autor, título, subtítulo (se houver), local, editora e data de publicação.

    Exemplo:
    LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

    • Capítulo de livro: inserir autor e título da parte, seguidos da expressão In: e da referência completa. No final da referência, deve-se informar a descrição física da parte.

    Exemplo:
    BACCIN, Alciane; SOUSA, Maíra Evangelista de; BRENOL, Marlise. A realidade virtual como recurso imersivo no jornalismo digital móvel. In. CANAVILHAS, João; RODRIGUES, Catarina (org.). Jornalismo móvel: linguagem, géneros e modelos de negócio. Covilhã: Livros LabCOM, 2017. p. 265-287.

    • Artigo em periódico: inserir autor, título do artigo, subtítulo (se houver), título do periódico, local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número e/ou edição, páginas inicial e final, data ou período de publicação.

    Exemplo:
    DEUZE, Mark; WITSCHGE, Tamara. O que o jornalismo está se tornando? Parágrafo, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 06-21, 2016.

    • Trabalho acadêmico: inserir autor, título, subtítulo (se houver), ano de depósito, tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros), grau (especialização, doutorado, entre outros) e curso entre parênteses, vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa.

    Exemplo:
    AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Programa de Pós-Graduação em Cardiologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

    • Trabalho em anais de eventos: inserir autor, título do trabalho, seguidos da expressão In:, nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento, local, editora, data de publicação.

    Exemplo:
    PAULINO, Rita. Interatividade e visualização de notícias em apps: um design baseado em CardsIn. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJOR, 15, 2017, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: SBPJOR/USP, 2017.

    • Artigo ou matéria de jornal/revista: inserir autor, título, subtítulo (se houver), título do jornal, local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número (se houver), data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente. Quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data.

    Exemplos:
    OTTA, Lu Aiko. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.
    ESTADÃO lança aplicativo para iPad. Jornal Estadão, São Paulo, 3 Abr. 2010. Disponível em: https://goo.gl/K2uutk. Acesso em: 20 jan. 2018.

    • Fascículo, suplemento e outros: inserir título, subtítulo (se houver), local de publicação, editora, numeração do ano e/ou volume, numeração do fascículo, informações de períodos e datas de sua publicação. 
    Exemplo:
    DINHEIRO: revista semanal de negócios. São Paulo: Três, n. 148, 28 jun. 2000.
    • Documento iconográfico (abarca pintura, gravura, ilustração, fotografia, desenho técnico, diapositivo, diafilme, material estereográfico, transparência, cartaz, entre outros): Inserir autor, título, data e especificação do suporte.

    Exemplos:
    TELECONFERÊNCIA REDE SESC-SENAC, 2010. Comportamento do consumidor. [Rio de Janeiro: Senac/DN], 2010. 1 cartaz.
    HOUTE, Jef Van den. Black hole. 1 June 2010. 1 fotografia. Disponível em: http://photo.net/photodb/ photo?photo_id=11724012. Acesso em: 26 maio 2011.

    • Documento sonoro: inserir título, responsável pela autoria, compositor, intérprete, ledor, entre outros, local, gravadora, data e especificação do suporte. Para audiolivros, a indicação do autor do livro (se houver) deve preceder o título.

    Exemplos:
    MOSAICO. [Compositor e intérprete]: Toquinho. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2005. 1 CD (37 min).
    BÍBLIA em áudio: novo testamento. Intérprete: Cid Moreira. Brasília, DF: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010. 1 disco blue-ray.
    PODCAST LXX: Brasil: parte 3: a república. [Locução de]: Christian Gutner. [S. l.]: Escriba Café, 19 mar. 2010. Podcast. Disponível em: http://www.escribacafe.com/podcast-lxx-brasil-parte-3-a-republica/. Acesso em: 4 out. 2010.

    • Documento audiovisual: inserir título, diretor e/ou produtor, local, empresa produtora ou distribuidora, data e especificação do suporte.

    Exemplos:
    OS PERIGOS do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade. São Paulo: CERAVI, 1983. 1 fita de vídeo (30 min), VHS, son., color.
    NÃO É SÓ POR CENTARRO! Adelaide pede dinheiro a político no metrô. Publicado no GloboPlay. 29 jun. 2013. 1 vídeo (5 min.). Disponível em: https://cutt.ly/ryPnpNK Acesso em: 29 jun. 2017.

    • Documento de acesso exclusivo em meio digital: inserir autor, título da informação ou serviço ou produto, versão ou edição (se houver), local, data e descrição física.

    Exemplos:
    E-mail:
    ALMEIDA, Maria. Fichas para MARC. Destinatário: Maria Teresa Reis Mendes. [S. l.], 12 jan. 2002. 1 mensagem eletrônica.
    Jogo on-line:
    A GAME of Thrones: the board game. 2nd. ed. Roseville: FFG, 2017. 1 jogo eletrônico.
    Sites de redes sociais:
    OLIVEIRA, José P. M. Repositório digital da UFRGS é destaque em ranking internacional. Maceió, 19 ago. 2011. Twitter: @biblioufal. Disponível em: http://twitter.com/#!/biblioufal. Acesso em: 20 ago. 2011.
    Software:
    APPLE. OS X El Capitan. Versão 10.11.6. [Cupertino]: Apple, 2017.

    • Legislação (abarca Constituição, Decreto, Decreto-Lei, Emenda Constitucional, Emenda à Lei Orgânica, Lei Complementar, Lei Delegada, Lei Ordinária, Lei Orgânica e Medida Provisória, entre outros): inserir jurisdição, ou cabeçalho da entidade em letras maiúsculas; epígrafe e ementa transcrita conforme publicada; dados da publicação.

    Exemplo:
    BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002.

  8. Ilustrações e/ou tabelas

    Se houver, qualquer que seja o tipo de ilustração e/ou tabela, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, tabela, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Escrito em fonte Times New Roman, tamanho 10, estilo negrito, em parágrafo com entrelinhamento simples, sem recuo na primeira linha e alinhamento centralizado.

    Após a ilustração e/ou tabela, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor). Escrito em fonte Times New Roman, tamanho 10, estilo negrito, em parágrafo com entrelinhamento simples, sem recuo na primeira linha e alinhamento centralizado.

    A ilustração e/ou tabela deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

    As ilustrações precisam ser obrigatoriamente encaminhadas como anexos numerados seguindo a ordem que as indicará no interior do texto (Ex: Figura 1, Figura 2 etc.). Arquivos de imagem devem vir com resolução de 300dpi.

    As tabelas precisam ser obrigatoriamente colocadas no texto em formato editável.

  9. As páginas não devem ser enumeradas e nem possuir cabeçalho e/ou rodapé.

  10. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis para assegurar a avaliação cega pelos pares foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Asas da Palavra. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a revista Asas da Palavra adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.

Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos. nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da revista Asas da Palavra em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos editores.

Reprodução parcial de outras publicações, citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita dos editores. Em caso do trabalho ser aprovado para publicação, o autor assinará termo Cessão de Direitos Autorais à revista (versão impressa e online), conforme o formulário para download.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.