Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista ASAS DA PALAVRA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista Asas da Palavra tem o compromisso de se manter alinhada com as diretrizes estipuladas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e as recomendações de ética em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).

Os editores investirão esforços na prevenção de más-práticas e comportamentos antiéticos na publicação de artigos, não tolerando qualquer tipo de plágio. 

Ao submeterem artigos à revista, os autores declaram automaticamente que os conteúdos dos artigos são originais e inéditos. Declaram, ainda, que o artigo não foi publicado, completo ou incompleto, em outro periódico, ainda que em outra língua, nem foi submetido a outro periódico simultaneamente. Além disso, comprometem-se também a informar à revista quando detectarem algum erro ou imprecisão em seu trabalho (publicado, em avaliação ou em editoração) e a colaborar com os editores para que seja feita a devida retratação ou correção do artigo.  

Os editores e pareceristas comprometem-se a avaliar os trabalhos submetidos à revista de forma objetiva e por seu conteúdo intelectual, sem discriminação de raça, gênero, orientação sexual, religião, origem geográfica ou pensamento político. Comprometem-se também a tratar de forma confidencial as colaborações dos autores enquanto estiverem sob avaliação e caso o trabalho seja recusado.  Os trabalhos serão objeto de avaliação ou discussão com terceiros unicamente por autorização dos editores da revista.

Quando os avaliadores identificarem que o trabalho submetido apresenta conteúdo relevante publicado anteriormente – pelo autor ou por terceiros, quer sejam afirmações, argumentos ou reprodução de trechos –, devem informar diretamente aos editores e os autores deverão providenciar que tais conteúdos venham sempre acompanhados da respectiva remissiva bibliográfica, indicando sua origem. Da mesma forma, quando houver semelhança substancial ou indício de que o artigo em avaliação já tenha sido publicado em outro meio, os avaliadores devem alertar os editores de que o artigo fere os princípios éticos da revista.

Quaisquer desvios e outros casos não previstos nessa declaração devem ser informados ao editor-chefe da revista, que tomará as providências cabíveis para sanar o problema apresentado.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    Cada autor pode submeter apenas um texto por número da revista e, tendo tido um texto publicado, só poderá voltar a submeter após o interstício de 3 números.

    O texto não pode ser submetido a outra revista concomitantemente.

    Serão aceitos textos em português, inglês e espanhol.

    Para textos com mais de um autor, todos os autores devem ser indicados na página de registro da submissão.

    O texto deverá vir devidamente revisado pelo autor. A comissão editorial reserva-se o direito de fazer nova revisão e de fazer as alterações necessárias. Textos que apresentem problemas de forma, estilo e/ou adequação aos padrões da revista serão rejeitados.

    A reprodução para fins comerciais de qualquer texto publicado na revista é proibida.

    A reprodução do texto publicado na revista em outras publicações deve ser precedida de consulta ao editor-chefe.

  2. Publicam:
    1º - Pós-Doutores;
    2º - Pós-Doutorandos;
    3º - Doutores;
    4º - Doutorandos
    5º - Mestres;  em coautoria com o orientador;

    6º - Mestrandos, em coautoria com o orientador;

    7º - Graduados e Graduandos, em coautoria com o orientador que tenha título de Doutor.

  3. O texto deve ter de 10 a 20 páginas, digitado em Word for Windows (doc, docx ou rtf), e respeitando as seguintes normas básicas:

    Papel formato A4, 3cm nas quatro margens (inferior, superior, direita e esquerda), fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinhamento de 1,5, com recuo de 1,25 na primeira linha do parágrafo e alinhamento justificado.

    Para adequação aos indexadores internacionais e ao sistema Qualis, é necessário inserir resumo (até 200 palavras ou 1250 caracteres com espaços) em língua portuguesa e dois em língua estrangeira (inglês, espanhol, italiano, francês, conforme o caso) e respectivas palavras-chave (na língua portuguesa e na mesma língua estrangeira do resumo) entre 3 e 5, com iniciais maiúsculas e separadas por ponto-e-vírgula. Os títulos também devem ser colocados nas respectivas línguas estrangeiras. (Os  títulos devem ter nó máximo 100 caracteres com espaço)

    O título do texto deve estar centralizado, digitado em CAIXA ALTA, em fonte tamanho 14 estilo negrito. Utilizar itálico apenas para referir título de livros (se referidos na composição) dentro do título do trabalho.

    O texto não pode conter os nomes do(s) autor(es) nem sua afiliação. Caso haja menção no texto e/ou nas referências a obra(s) pertencentes ao(s) autor(es) da submissão, o nome do(s) autor(es) e as referências deve(m) ser substituídos por XXXXX, mantendo-se a data.

    Os títulos das seções (caso existam) devem ser digitados em CAIXA ALTA e em estilo negrito, com fonte de tamanho 12, idêntico ao do texto, em parágrafo com entrelinhamento de 1,5, sem recuo na primeira linha e alinhamento à esquerda.

    Os títulos das subseções (caso existam) devem ser digitados em estilo frase: Inicial maiúscula e demais minúsculas, exceto em nomes próprios que também devem ter inicial Maiúscula, em parágrafo com entrelinhamento de 1,5, sem recuo na primeira linha e alinhamento à esquerda.

    As citações com até três linhas devem ser digitadas no interior do texto (em parágrafo de texto) entre aspas, em fonte normal (sem itálico), em tamanho 12. No final da citação, devem constar, entre parênteses, o sobrenome do autor, o ano e a(s) página(s) da publicação.

    (MARQUES, 2001, p.23-24)
    (MARQUES; GUIMARÃES, 2001, p.23-24)
    (Rosas, Apud SOUSA, 2013, p.135)
    Atenção às aspas do texto original citado em parágrafo de corpo de texto (com até três linhas), que passam de “aspas duplas” a ‘aspas simples’.

    As citações com mais de três linhas devem ser destacadas em parágrafo especial, com recuo de 4cm à esquerda e sem recuo na primeira linha, em espaço simples, com fonte tamanho 10, sem aspas (sem endentação). A indicação da fonte deve ser feita do mesmo modo que nas citações em corpo de texto (com até três linhas), não devendo ser posto ponto após o fechamento dos parênteses.

    Atenção a grifos (palavras, expressões e trechos que estejam sublinhados, em negrito ou em itálico) do original citado, que devem ser assim mantidos na citação.

    Caso o autor do texto em construção opte por destacar palavras, expressões ou trechos do fragmento transcrito, deverá informar na referenciação da fonte citada.

    (MARQUES, 2001, p.23-24 – grifo nosso)
    Quando o nome ou sobrenome do autor for mencionado antes da citação, não deverá ser repetido após o excerto (trecho citado). Constará entre parênteses apenas o ano e a página de onde se extraiu o trecho transcrito (excerto).

    Conforme Antônio Marques... (2001, p.23).
    Kotler e Armstrong defendem... (2007, p.73-75).
    Na opinião de Harrison, Newholm e Shaw... (2005).
    Não usar, em hipótese alguma, idem, ibidem nem op. cit.

    A forma latina apud deve vir em itálico.

    Palavras ou expressões-objeto (em menção) devem vir em itálico, assim como palavras estrangeiras de qualquer origem.

  4. Na seção REFERÊNCIAS, ao final do texto, deverão ser listadas todas as fontes citadas no texto (e apenas estas), em ordem alfabética do sobrenome do autor.

    Em referências subsequentes de obras de um mesmo autor, seu nome deve ser substituído por 6 traços de sublinhado seguidos de ponto simples.

    REFERÊNCIAS

    BAKHTIN, Mikhail (1998). Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 4.ed. São Paulo: Hucitec.

    ______. (1998). “Formas de tempo e de cronotopo no romance”. In: Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 4.ed. São Paulo: Hucitec. p.211-362.

    Atenção:

    Nunca abreviar o(s) nome(s) do(s) autor(es) para evitar confusões entre pessoas com o(s) mesmo(s) sobrenome(s) e facilitar pesquisas sobre as obras referenciadas.
    Somente indicar o(s) nome(s) do(s) tradutor(es) caso essa informação seja essencial para o artigo submetido.
    GARCÍA, Flavio; BATALHA, Maria Cristina; MICHELLI, Regina (Orgs.) (2014). (Re)Visões do Fantástico: do centro às margens; caminhos cruzados. Rio de Janeiro: Dialogarts.

    REIS, Carlos (2014). “Figurações do insólito: a reversão do típico”.In: GARCÍA, Flavio; BATALHA, Maria Cristina; MICHELLI, Regina (Orgs.). (Re)Visões do Fantástico: do centro às margens; caminhos cruzados. Rio de Janeiro: Dialogarts. p.33-49.

    Atenção:

    (Orgs.) ou (Eds.) ou (Sel. e Notas) etc.
    PEEI, Alketa (2007). “Reforma regulatória brasileira dos anos 90 à luz do modelo de Kleber Nascimento”. Revista de Administração Contemporânea, 11(1), 11-30.

    PORTER, Michael (1981). “The contributions of industrial organization to strategic management”. The Academy of Management Review, 6(4), 609-620. In http://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=4326
    Acesso em 12.Jan.2011.

    Atenção:

    Citação adequada de webgrafia, na qual devem ser inseridos o link (endereço digital) e a data da consulta.
    Evitar, ao máximo, as notas de rodapé, que devem ser usadas exclusivamente para comentários indispensáveis ao desenvolvimento da exposição, nunca para citações bibliográficas.

  5. ILUSTRAÇÕES

    Se as houver, devem ser indicadas no texto, porém encaminhadas como anexos numerados seguindo a ordem que as indicará no interior do texto. Ex: Figura 1, Figura 2 etc.

    Arquivos de imagem devem vir com resolução de 300dpi.

    Cada figura deverá ter um título que a identifique.

    Quando usadas figuras de autoria externa, deve-se informar o crédito de autoria em nota de rodapé.

    Se forem usadas TABELAS, estas devem seguir o padrão simples e devem vir numeradas e seguidas de título explicativo, digitado em fonte Times New Roman, tamanho 10, estilo negrito, em parágrafo com entrelinhamento simples, sem recuo na primeira linha e alinhamento centralizado

    Não deixar parágrafos em branco (sem texto), ou seja, sem digitação de caractere imprimível.

    Não deixar, ao longo do texto, espaços em branco (toques no espacejador), sem digitação de caractere imprimível, à exceção do espaçamento único (apenas um toque na barra de espaço), necessário entre palavras ou entre a pontuação utilizada e a palavra que vem a seguir.

    Não deixar, no final dos parágrafos, espaços em branco (toques no espacejador), sem digitação de caractere imprimível, à exceção do recuo de 1,25 na primeira linha do parágrafo, quando não se tratar de parágrafo de citação.

    Não numerar as páginas.

    Não inserir nem cabeçalho nem rodapé.

  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Asas da Palavra. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a revista Asas da Palavra adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.

Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos. nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da revista Asas da Palavra em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos editores.

Reprodução parcial de outras publicações, citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita dos editores. Em caso do trabalho ser aprovado para publicação, o autor assinará termo Cessão de Direitos Autorais à revista (versão impressa e online), conforme o formulário para download.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.