Anúncios

  • Chamada para publicação de artigos: v. 22, n. 1 (2025)

    2025-02-04

    A Revista Asas da Palavra convida pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos científicos, relatos de experiência, entrevistas e resenhas para o dossiê temático “Amazônia e Clima Global: Reflexões Interdisciplinares a partir da COP 30”, a ser publicado em 2025. A proposta é refletir sobre os desafios e complexidades da Amazônia sob diferentes perspectivas, em preparação à Conferência das Partes (COP30), que ocorrerá em Belém, no mês de novembro deste ano.

     

    A Amazônia é um território multiepistêmico, cuja existência é sustentada por profundos conhecimentos tradicionais, essenciais para sua preservação ao longo do tempo. As sociedades e centros urbanos que se desenvolveram na região são fruto do conflito entre as lógicas racionais e colonizadoras da modernidade capitalista e os saberes ancestrais dos povos indígenas, que conferem identidade e resistência à região. Diante desse contexto, consideramos a existência de um processo de contracolonização, que tem desempenhado um papel fundamental na manutenção da floresta em pé e na valorização das culturas locais.

     

    Convidamos autoras e autores a refletirem a partir do tema deste dossiê em diálogo com as seguintes áreas relevantes para a discussões a partir da Conferência das Partes: gestão pública e meio ambiente, direito ambiental, experiências de gestão e sustentabilidade. Essas conexões podem oferecer diferentes olhares sobre os conflitos, diversidades, contrastes e desigualdades que atravessam esse vasto território, explorando suas narrativas em contextos de crises climáticas, neocolonialismos ambientais e sociais, e processos de contracolonização. Encorajamos também a submissão de produções que abordem realidades e desafios de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, diante da posição da Amazônia nas discussões sobre o clima global e as perspectivas para um futuro ancestral; e sobre questões centrais nas discussões das COPs, especialmente o racismo ambiental.

     

    A Revista Asas da Palavra (Qualis A4) é uma publicação semestral que aceita artigos em português, inglês e espanhol. As contribuições serão recebidas até 28 de abril de 2025. Os trabalhos devem ser submetidos por doutores vinculados a instituições de ensino superior, doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduandos, desde que em coautoria com pelo menos um autor com título de doutor. As submissões precisam estar em conformidade com as diretrizes para autores (https://cutt.ly/mlhAjMt).

     

    Contamos com sua contribuição para enriquecer este debate essencial sobre a Amazônia e suas múltiplas dimensões.

     

    Organização:

    Ivana C. Guimarães de Oliveira (PPGCLC/UNAMA)

    Nathan Nguangu Kabuenge ( PPGCLC/UNAMA)

    Rosecelia Moreira da Silva Castro (PPGC/UNAMA)

    André Luis Campanha Demarchi (PPGCOM/UFT)

    Alberto de Moraes Papaléo Paes (PPGDF/UNAMA)

    Sérgio Castro Gomes (PPAD/UNAMA)

    Saiba mais sobre Chamada para publicação de artigos: v. 22, n. 1 (2025)
  • Chamada para publicação de artigos: v. 21, n. 2 (2024)

    2024-06-13

    Dossiê – Tanatopedagogia – Finitude humana e interdisciplinaridade

    O processo de morte e morrer é um fenômeno universal. Ele guarda diferenças socioculturais atinentes a cada grupo humano, respondendo questões que envolvem a maneira como esses grupos compreendem o seu processo de existência. Dentro deste contexto, a tanatopedagogia, conceito proposto pelo pensador polonês Przemyslaw Pawel Grzybowski, surge como um campo do conhecimento que busca trabalhar constructos inerentes à chamada educação para a morte, no sentido de fazer com que os sujeitos do processo educativo compreendam o valor da existência.

    Essa premissa se configura como um processo transformador que busca compreender as diversas dimensões do sofrimento, da doença e da morte, promovendo um cuidado mais profundo e a valorização da vida, além de melhorar sua qualidade. A proposta deste dossiê é justamente este: retirar a morte da obscuridade e do silêncio impostos pela cultura pós-moderna ocidental, onde ela é tratada como um tabu.

    Para tanto, se propõe acolher textos que versem sobre as seguintes temáticas: luto, violência, cuidados paliativos, perdas cotidianas, tanatologia forense, educação e formação em tanatologia, educação para a morte, aspectos socioculturais do fenômeno da morte, aspectos legais e éticos do processo de morte e morrer e digitalização da memória fúnebre. Ademais, espera-se que os trabalhos a serem encaminhados articulem esses vieses de maneira interdisciplinar, pois se entende que a temática proposta transita desde as Ciências Humanas até as Ciências da Saúde, já que a natureza do fenômeno que envolve o processo de morte e morrer não é única, mas sim limítrofe de todas as áreas do conhecimento.

    A revista Asas da Palavra (Qualis A4) publica artigos em português, inglês e espanhol. Para este número, podem submeter trabalhos doutores vinculados a uma instituição de nível superior; doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduandos, obrigatoriamente em coautoria com pelo menos um(a) autor(a) com título de doutor(a).

    As submissões precisam estar em conformidade com as diretrizes para autores (https://bit.ly/AsasDiretrizes) e os artigos aprovados serão publicados na edição v. 21, n. 2, a ser lançada em dezembro de 2024.

    As contribuições podem ser enviadas para o e-mail revistaasasdapalavra@gmail.com até 20 de agosto de 2024. As informações referentes ao nome, e-mail, orcid e minibio dos autores devem ser enviadas no corpo do e-mail. 


    Organização:
    Profa. Dra. Márcia Maria de Medeiros (PPGES/UEMS)
    Prof. Dr. Douglas Junio Fernandes Assumpção (PPGCLC /PPAD – UNAMA)

     

    Saiba mais sobre Chamada para publicação de artigos: v. 21, n. 2 (2024)
  • Chamada para publicação de artigos: v. 21, n. 1 (2024)

    2024-04-12

    Dossiê "Inteligência Artificial (IA): interfaces entre comunicação, tecnologia e sociedade".

    Embora o termo Inteligência Artificial (IA) tenha sido utilizado pela primeira vez na década de 1960, foi somente nos últimos anos que a tecnologia passou a ser utilizada de modo mais intenso em diversas áreas. Inclusive, vem ganhando destaque desde o lançamento do chatGPT-4 (Chat Generative Pre-Trained Transformer) pela Open-AI, em 2022.

    A IA é uma área da ciência da computação que busca simular a inteligência humana (Lévy, 2022), por meio de um sistema binário com a “capacidade de interpretar, organizar e dar sentido a um grande volume de informações” (Barcelos, 2020, p. 61). Contudo, o conceito é polissêmico (Lewis, 2019) e vem passando por mudanças junto com a tecnologia (Canavilhas, 2022) que já integra o cotidiano da sociedade. A IA pode ser considerada tanto uma tecnologia quanto um campo científico (Vicente; Flores, 2021).

    Simples ações como ouvir músicas no Spotify, assistir séries na Netflix ou pedir uma viagem no Uber envolvem a Inteligência Artificial (Rocha; Sousa, 2023). Desse modo, a sociedade direciona-se para uma evolução do contexto de appificação (Pase; Pellanda; Cunha, 2019) em direção à plataformização da informação baseada em inteligência artificial (Pase; Pellanda; Cunha, 2022).

    Os algoritmos destacam-se como protagonistas desse ecossistema, uma vez que são considerados a base para qualquer sistema de IA funcionar e têm avançado cada vez mais em nossa sociedade (Pinto; Barbosa, 2024). Eles tornaram-se atores nos campos social, econômico, político e cultural (García-Orosa; Canavilhas; Vázquez-Herrero, 2023), podendo articular ações, influenciar visões de mundo e os rumos da sociedade e da cultura (Lemos; Domingo, 2020).

    Diante deste cenário, o dossiê "Inteligência Artificial (IA): interfaces entre comunicação, tecnologia e sociedade" tem o objetivo de reunir artigos teóricos e empíricos que tratem da inteligência artificial em interface com a comunicação, a tecnologia e/ou a sociedade a partir de um olhar interdisciplinar.

    A revista Asas da Palavra (Qualis A4) publica artigos em português, inglês e espanhol. Para este número, podem submeter trabalhos doutores vinculados a uma instituição de nível superior; doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduandos, obrigatoriamente em coautoria com pelo menos um(a) autor(a) com título de doutor(a).

    As submissões precisam estar em conformidade com as diretrizes para autores (https://bit.ly/AsasDiretrizes) e os artigos aprovados serão publicados na edição v. 21, n. 1, a ser lançada em junho de 2024.

    As contribuições podem ser enviadas para o e-mail revistaasasdapalavra@gmail.com até 12 de maio de 2024. As informações referentes ao nome, e-mail, orcid e minibio dos autores devem ser enviadas no corpo do e-mail. 


    Organização:
    João Canavilhas (UBI, Portugal)
    André Pase (PUCRS)
    Eduardo Pellanda (PUCRS)
    Mágda Cunha (ALAIC)
    Maíra Evangelista de Sousa (UNAMA)

    Saiba mais sobre Chamada para publicação de artigos: v. 21, n. 1 (2024)
  • Chamada para publicação de artigos: v. 18, n. 2 (2021)

    2021-06-29

    A proposta do dossiê "Vozes femininas das margens: manifestações simbólicas na literatura e noutras mídias" é de sistematizar a discussão sobre as manifestações simbólicas que se expressam no contrafluxo do patriarcado. Literatura, mídia, cultura, enfim, vozes femininas que se contraponham aos cânones estabelecidos historicamente como hierarquizações de gênero, etnia ou classe social.

    Desejamos estimular um debate que seja atravessado por interlocuções entre narrativas - literárias, midiáticas e intersemióticas - como expressão da multiplicidade das vozes femininas no exercício da alteridade das relações socioculturais e de poder na contemporaneidade.

    A revista Asas da Palavra publica artigos em português, inglês e espanhol. Para este volume, podem submeter trabalhos: mestres, doutorandos e doutores vinculados a uma instituição de nível superior; graduandos, graduados e mestrandos somente em coautoria com pelo menos um(a) autor(a) com título de mestre(a).

    As submissões deverão estar em conformidade com as diretrizes para autores (https://cutt.ly/mlhAjMt) e os aprovados serão publicados na edição v. 18, n. 2, a ser lançada até dezembro de 2021. As contribuições devem ser submetidas diretamente no site da revista até 30 de agosto de 2021.

    Organização:
    Profª Dra. Analaura Corradi
    Profº Dr. Paulo Nunes

    Saiba mais sobre Chamada para publicação de artigos: v. 18, n. 2 (2021)
  • Chamada para publicação de artigos: v. 18, n. 1 (2021)

    2021-02-22
    A partir de uma proposta interdisciplinar, o Dossiê "Interfaces do Texto Amazônico" visa apresentar, debater e analisar a linguagem em suas diversas manifestações sonora, visual, verbal, oral, audiovisual e híbrida no compartilhamento de saberes e práticas na/da Amazônia. Neste aspecto, o dossiê tem interesse no modo pelo qual as áreas de Literatura, Linguística, Semiótica e Psicologia podem contribuir para a reflexão da linguagem sobre as seguintes ementas temáticas:

    • Literatura: A recepção do texto por parte do leitor, a sua capacidade de criticar e de se posicionar diante do objeto estético. A formação de leitor e a difusão dos textos orais e escritos, nas escolas.
    • Linguística: Os conceitos de eventos e práticas de letramento, em especial as atividades que envolvem leitura e escrita, a partir das quais os participantes atribuem significados à escrita e à leitura.  
    • Semiótica: A tessitura da linguagem verbal na perspectiva de que ela contém características da linguagem não-verbal, sobretudo no que diz respeito à sonoridade das palavras. A linguagem amazônica está permeada pela oralidade, tendo a presença de traços dos códigos visual e sonoro, sob o prisma da Semiótica de Charles Peirce.  
    • Psicologia: O estabelecimento de relação entre a leitura, emoções, pensamentos e atitudes do leitor, e, assim, analisar a construção de sentido em contexto de formação do indivíduo.


    A revista Asas da Palavra publica artigos em português, inglês e espanhol. Para este volume, podem submeter trabalhos, mestres, doutorandos e doutores vinculados a uma instituição de nível superior; graduandos, graduados e mestrandos somente em coautoria com pelo menos um(a) autor(a) com título de mestre(a).
     
    As submissões deverão estar em conformidade com as diretrizes para autores (https://cutt.ly/mlhAjMt) e os aprovados serão publicados na edição v. 18, n. 1, a ser lançada em junho de 2021. As contribuições devem ser submetidas diretamente no site da revista até 25 de abril de 2021.
     
    Organização: 
    Profª Dr. Lucilinda Ribeiro Teixeira 
    Profª Dr. Ivana Oliveira 

    Contato:
    revistaasasdapalavra@gmail.com 
    lucilind@uol.com.br 
    ivana.professora2020@gmail.com 

    Saiba mais sobre Chamada para publicação de artigos: v. 18, n. 1 (2021)