Anúncios

  • Chamada para publicação de artigos: v. 21, n. 1 (2024)

    2024-04-12

    Dossiê "Inteligência Artificial (IA): interfaces entre comunicação, tecnologia e sociedade".

    Embora o termo Inteligência Artificial (IA) tenha sido utilizado pela primeira vez na década de 1960, foi somente nos últimos anos que a tecnologia passou a ser utilizada de modo mais intenso em diversas áreas. Inclusive, vem ganhando destaque desde o lançamento do chatGPT-4 (Chat Generative Pre-Trained Transformer) pela Open-AI, em 2022.

    A IA é uma área da ciência da computação que busca simular a inteligência humana (Lévy, 2022), por meio de um sistema binário com a “capacidade de interpretar, organizar e dar sentido a um grande volume de informações” (Barcelos, 2020, p. 61). Contudo, o conceito é polissêmico (Lewis, 2019) e vem passando por mudanças junto com a tecnologia (Canavilhas, 2022) que já integra o cotidiano da sociedade. A IA pode ser considerada tanto uma tecnologia quanto um campo científico (Vicente; Flores, 2021).

    Simples ações como ouvir músicas no Spotify, assistir séries na Netflix ou pedir uma viagem no Uber envolvem a Inteligência Artificial (Rocha; Sousa, 2023). Desse modo, a sociedade direciona-se para uma evolução do contexto de appificação (Pase; Pellanda; Cunha, 2019) em direção à plataformização da informação baseada em inteligência artificial (Pase; Pellanda; Cunha, 2022).

    Os algoritmos destacam-se como protagonistas desse ecossistema, uma vez que são considerados a base para qualquer sistema de IA funcionar e têm avançado cada vez mais em nossa sociedade (Pinto; Barbosa, 2024). Eles tornaram-se atores nos campos social, econômico, político e cultural (García-Orosa; Canavilhas; Vázquez-Herrero, 2023), podendo articular ações, influenciar visões de mundo e os rumos da sociedade e da cultura (Lemos; Domingo, 2020).

    Diante deste cenário, o dossiê "Inteligência Artificial (IA): interfaces entre comunicação, tecnologia e sociedade" tem o objetivo de reunir artigos teóricos e empíricos que tratem da inteligência artificial em interface com a comunicação, a tecnologia e/ou a sociedade a partir de um olhar interdisciplinar.

    A revista Asas da Palavra (Qualis A4) publica artigos em português, inglês e espanhol. Para este número, podem submeter trabalhos doutores vinculados a uma instituição de nível superior; doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduandos, obrigatoriamente em coautoria com pelo menos um(a) autor(a) com título de doutor(a).

    As submissões precisam estar em conformidade com as diretrizes para autores (https://bit.ly/AsasDiretrizes) e os artigos aprovados serão publicados na edição v. 21, n. 1, a ser lançada em junho de 2024.

    As contribuições podem ser enviadas para o e-mail revistaasasdapalavra@gmail.com até 12 de maio de 2024. As informações referentes ao nome, e-mail, orcid e minibio dos autores devem ser enviadas no corpo do e-mail. 


    Organização:
    João Canavilhas (UBI, Portugal)
    André Pase (PUCRS)
    Eduardo Pellanda (PUCRS)
    Mágda Cunha (ALAIC)
    Maíra Evangelista de Sousa (UNAMA)

    Saiba mais sobre Chamada para publicação de artigos: v. 21, n. 1 (2024)
  • Chamada para publicação de artigos: v. 18, n. 2 (2021)

    2021-06-29

    A proposta do dossiê "Vozes femininas das margens: manifestações simbólicas na literatura e noutras mídias" é de sistematizar a discussão sobre as manifestações simbólicas que se expressam no contrafluxo do patriarcado. Literatura, mídia, cultura, enfim, vozes femininas que se contraponham aos cânones estabelecidos historicamente como hierarquizações de gênero, etnia ou classe social.

    Desejamos estimular um debate que seja atravessado por interlocuções entre narrativas - literárias, midiáticas e intersemióticas - como expressão da multiplicidade das vozes femininas no exercício da alteridade das relações socioculturais e de poder na contemporaneidade.

    A revista Asas da Palavra publica artigos em português, inglês e espanhol. Para este volume, podem submeter trabalhos: mestres, doutorandos e doutores vinculados a uma instituição de nível superior; graduandos, graduados e mestrandos somente em coautoria com pelo menos um(a) autor(a) com título de mestre(a).

    As submissões deverão estar em conformidade com as diretrizes para autores (https://cutt.ly/mlhAjMt) e os aprovados serão publicados na edição v. 18, n. 2, a ser lançada até dezembro de 2021. As contribuições devem ser submetidas diretamente no site da revista até 30 de agosto de 2021.

    Organização:
    Profª Dra. Analaura Corradi
    Profº Dr. Paulo Nunes

    Saiba mais sobre Chamada para publicação de artigos: v. 18, n. 2 (2021)
  • Chamada para publicação de artigos: v. 18, n. 1 (2021)

    2021-02-22
    A partir de uma proposta interdisciplinar, o Dossiê "Interfaces do Texto Amazônico" visa apresentar, debater e analisar a linguagem em suas diversas manifestações sonora, visual, verbal, oral, audiovisual e híbrida no compartilhamento de saberes e práticas na/da Amazônia. Neste aspecto, o dossiê tem interesse no modo pelo qual as áreas de Literatura, Linguística, Semiótica e Psicologia podem contribuir para a reflexão da linguagem sobre as seguintes ementas temáticas:

    • Literatura: A recepção do texto por parte do leitor, a sua capacidade de criticar e de se posicionar diante do objeto estético. A formação de leitor e a difusão dos textos orais e escritos, nas escolas.
    • Linguística: Os conceitos de eventos e práticas de letramento, em especial as atividades que envolvem leitura e escrita, a partir das quais os participantes atribuem significados à escrita e à leitura.  
    • Semiótica: A tessitura da linguagem verbal na perspectiva de que ela contém características da linguagem não-verbal, sobretudo no que diz respeito à sonoridade das palavras. A linguagem amazônica está permeada pela oralidade, tendo a presença de traços dos códigos visual e sonoro, sob o prisma da Semiótica de Charles Peirce.  
    • Psicologia: O estabelecimento de relação entre a leitura, emoções, pensamentos e atitudes do leitor, e, assim, analisar a construção de sentido em contexto de formação do indivíduo.


    A revista Asas da Palavra publica artigos em português, inglês e espanhol. Para este volume, podem submeter trabalhos, mestres, doutorandos e doutores vinculados a uma instituição de nível superior; graduandos, graduados e mestrandos somente em coautoria com pelo menos um(a) autor(a) com título de mestre(a).
     
    As submissões deverão estar em conformidade com as diretrizes para autores (https://cutt.ly/mlhAjMt) e os aprovados serão publicados na edição v. 18, n. 1, a ser lançada em junho de 2021. As contribuições devem ser submetidas diretamente no site da revista até 25 de abril de 2021.
     
    Organização: 
    Profª Dr. Lucilinda Ribeiro Teixeira 
    Profª Dr. Ivana Oliveira 

    Contato:
    revistaasasdapalavra@gmail.com 
    lucilind@uol.com.br 
    ivana.professora2020@gmail.com 

    Saiba mais sobre Chamada para publicação de artigos: v. 18, n. 1 (2021)