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Chamada para publicação de artigos: v. 22, n. 2 (2025)

2025-07-29

Dossiê: Cultura popular e religião: interfaces, tensões e diálogos

 

A relação entre cultura popular e religião constitui um campo fértil para investigações interdisciplinares, abrangendo áreas como Antropologia, Sociologia, História, Geografia, Teologia, Etnomusicologia, Literatura, Estudos Culturais e outras Artes. Em diferentes contextos históricos e sociais, manifestações culturais populares — como festas, danças, narrativas orais, música e expressões artísticas — frequentemente se entrelaçam com práticas e símbolos religiosos, com suas materialidades, ludicidades, performances e linguagens, proporcionando ressignificações de elementos do passado, forjando novos engajamentos e formas de resistência e de existências. Este dossiê busca reunir pesquisas que explorem essas interfaces, destacando como a religião influencia e é influenciada pela cultura popular, bem como os processos de hibridização, resistência e transformação decorrentes desse diálogo. Assim, este dossiê pretende fomentar debates contemporâneos sobre as dinâmicas entre cultura popular e religião, destacando sua relevância acadêmica e social. A proposta visa contribuir para uma compreensão mais ampla dessas manifestações, reconhecendo sua complexidade e seu papel na construção de identidades coletivas.  

 

O dossiê “Cultura popular e religião: interfaces, tensões e diálogos” tem os seguintes objetivos: 

1. Analisar as interconexões entre cultura popular e religião em diferentes contextos geográficos e temporais;  

2. Investigar manifestações culturais que incorporam elementos religiosos e vice-versa;  

3. Discutir as tensões e negociações entre tradição religiosa e expressões populares;  

4. Explorar o papel das mídias e das novas tecnologias na disseminação e transformação dessas interfaces;  

5. Refletir sobre as dimensões políticas, identitárias e de poder envolvidas nessas relações.

 

Dentre os eixos temáticos estão:  

1. Festas populares e religiosidade: carnaval, folias de reis, congadas, bois-bumbá, festas juninas, etc.;  

2. Música, dança e performance: samba, maracatu, hip-hop religioso etc.;  

3. Narrativas orais e literatura popular: mitos, lendas, cordel e suas relações com o sagrado;  

4. Sincretismos e resistências: processos de aculturação, perseguição e revitalização de tradições;  

5. Religião e cultura pop: representações do religioso no cinema, quadrinhos, games e redes sociais;  

6. Gênero, raça e classe: interseccionalidades nas expressões culturais-religiosas;

7. Materialidades e registros patrimoniais. 

 

O público-alvo é formado por pesquisadores(as) das Ciências Humanas e Sociais, Teologia, Artes e áreas afins, interessados(as) nos estudos sobre religião, cultura e sociedade.  

 

A revista Asas da Palavra (Qualis A4) publica artigos em português, inglês e espanhol. Para este número, podem submeter trabalhos doutores vinculados a uma instituição de nível superior; doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduandos, obrigatoriamente em coautoria com pelo menos um(a) autor(a) com título de doutor(a).

 

As submissões precisam estar em conformidade com as diretrizes para autores (https://bit.ly/AsasDiretrizes) e os artigos aprovados serão publicados na edição v. 21, n. 2, a ser lançada em dezembro de 2025.

 

As contribuições devem ser submetidas diretamente no site da revista até 21 de setembro de 2025.

 

Organizadores(as) do Dossiê: 

Edgar Monteiro Chagas Junior (UNAMA/UEPA)

Greilson José de Lima (UEMA)

Saiba mais sobre Chamada para publicação de artigos: v. 22, n. 2 (2025)

Edição Atual

v. 21 n. 2 (2024): Dossiê Tanatopedagogia – Finitude humana e interdisciplinaridade
					Visualizar v. 21 n. 2 (2024): Dossiê Tanatopedagogia – Finitude humana e interdisciplinaridade
Publicado: 2024-12-24

Expediente

Editorial

  • TANATOPEDAGOGIA FINITUDE HUMANA E INTERDISCIPLINARIDADE

    Márcia Maria de Medeiros , Douglas Junio Fernandes Assumpção
    DOI: https://doi.org/10.63638/asas.v21i2.3430

Artigos

  • CUIDADOS PALIATIVOS PERCEPÇÕES DO CONSTRUTO E DA PRÁTICA NO CAMPO DE ATUAÇÃO DA MEDICINA

    Rafael Rossa Marsarotto , Arnaldo Nogaro, Samuel Salvi Romero
    DOI: https://doi.org/10.63638/asas.v21i2.3426
  • EDUCAÇÃO PARA A MORTE NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO UMA URGÊNCIA EM SAÚDE MENTAL

    Ramone Abreu Amado Jasper Soares, Berenice Rocha Zabbot Garcia
    DOI: https://doi.org/10.63638/asas.v21i2.3431
  • A ESCRITA COMO CONTORNO À MORTE NO ROMANCE UM SOPRO DE VIDA, DE CLARICE LISPECTOR

    Gabrielle de Kassia Carrera de Oliveira, Hevellyn Ciely da Silva Corrêa, Camila Backes dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.63638/asas.v21i2.3432
  • "O TEMPO NÃO PARA" ENTRE PSICANÁLISE E CINEMA, TRÊS DIMENSÕES DA FINITUDE HUMANA

    Dorivaldo Pantoja Borges Junior, Arina Marques Lebrego, Breno Ferreira Pena
    DOI: https://doi.org/10.63638/asas.v21i2.3444
  • SENTIDOS E EXPERIÊNCIAS ECOS DA MORTE DE GENITORES POR COVID-19 NA PANDEMIA NO BRASIL

    Márcio Bruno Barra, Cezar Luís Seibt
    DOI: https://doi.org/10.63638/asas.v21i2.3436
  • A MORTE COMO SOLUÇÃO O CASO JAN E ELS

    Marcelo Almeida Duarte, Pedro Pinto de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.63638/asas.v21i2.3439
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