A CRÔNICA E A CIDADE DE CAMPOS RIBEIRO

Alcione do Nascimento CAREPA, Paulo Martins NUNES

Resumo


crônica é uma modalidade literária que permite ao leitor identificar marcas de fatos históricos diante da história narrada. É neste gênero que o autor consegue mostrar fatos reais usando a escrita literária. O que permite que essa narrativa não envelheça. A crônica Moral e Cívica, de De Campos Ribeiro tem essas características que a transformam em um texto documental guardando por muitos anos e que retrata a imagem da cidade de Belém desde o início do século XX até meados da década de 65. Este estudo leva em consideração o fato de De Campos Ribeiro ter sido jornalista, participado efetivamente do Modernismo paraense junto com outros intelectuais da mesma época. Homens esses que na maioria moraram na periferia, pretos, pobres e autodidatas. Estes homens idealizaram a Academia do Peixe-Frito, nome dado aos encontros informais desses pensadores, fato que compõe esta análise. Tal estudo tenta explicar o cotidiano vivido por De Campos Ribeiro no texto, o que resultou em uma representação da cidade de Belém por meio do imaginário e do fato pensado por ele e contado em forma de narrativa no livro de autoria de De Campos Ribeiro “Gostosa Belém de Outrora”. Obra que demonstra vasta sensibilidade de observação do autor diante da cidade, dos moradores e dos problemas urbanos
vivenciados pelos belenenses nas primeiras décadas do século XX.


Palavras-chave


De Campos Ribeiro. Academia do Peixe Frito. Literatura. Crônica. Modernismo.

Texto completo:

PDF

Referências


ARNT, Héris. A Influência da Literatura no jornalismo: o Folhetim e a Crônica. 126 p. il. Rio de Janeiro: E-papers, 2002.

BLOG ARLS DE CAMPOS RIBEIRO 51. Loja Maçônica. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2017.

CARDET, Ricardo. Manual do jornalismo. Tradução Armando Pereira da Silva. Lisboa: Caminho, 1979.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. Artes de fazer 1. 12 ed., Trad.: Efrain Alves. Petrópolis, Vozes, 1994.

CHIQUIM, Giovana. Quando a notícia vira fato literário: as crônicas de Drummond inspiradas no jornalismo. 153 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.

DE CAMPOS, Ribeiro. Gostosa Belém de Outrora. 2 ed., Belém: SECULT-PA, 2005.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Trad.: Beatriz Sideau. São Paulo, Centauro, 2006.

LEAL, Luiz Augusto Pinheiro. Gladiadores de escassa musculatura: sociabilidade, literatura e responsabilidade intelectual na Amazônia. Belém: IAP, 2014.

MOISÉS, Massaud. A Criação Literária: Prosa. São Paulo: Cultrix, 1978.

MOTTA, Luis Gonzaga. Análise Crítica da narrativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013.

MENDES, Larissa de Morais Ribeiro. Outras práticas, outra narrativas: jornalismo em transformação nos blogs de notícias. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), fev. 2007.

NUNES, Paulo e COSTA, Vânia Maria Torres. Academia do Peixe Frito: diálogos e intersecções entre Literatura, jornalismo e Ciências Sociais na Amazônia do século XX. Artigo apresentado 40º Encontro Anual da Anpocs. ST02. Belém: 2016.

SANT’ANNA, Sérgio. Contos e novelas reunidas. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

SODRÉ, Nelson Werneck. A história da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.

TÓFOLI, Luciene. Ética no jornalismo. Petrópolis,RJ: Vozes, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.17648/1415-7950-v15n1-1228

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Asas da Palavra está indexada nos diretórios e bases que seguem:

            .  



 

ISSN:1415-7950